Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As inscrições para o vestibular indígena encerram nesta segunda-feira (31). São 52 vagas, seis em cada universidade estadual e 10 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do XVII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná no endereço http://www.vestibular.uem.br/indigena/.

A expectativa é que 600 índios, de diversas etnias, façam inscrição no processo seletivo. Por meio desta ação afirmativa, 52 indígenas já conquistaram o diploma em diversas áreas, como Medicina, Direito, Pedagogia, Odontologia. O Vestibular Indígena é organizado no sistema de rodízio, entre as universidades estaduais paranaenses e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na edição deste ano, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) será a responsável pelo processo seletivo. Essa é a terceira vez que a universidade coordena o vestibular.

Para os aprovados há uma bolsa auxílio de R$ 900,00, que pode ter acréscimo de 50% caso o índio tenha filho. Atualmente, há quase 200 alunos indígenas nas universidades estaduais, que ingressaram na universidade por meio do vestibular.

Em sua XVII edição, a ação afirmativa está ganhando a confiança das tribos, como uma ação de efeito vantajoso para ambas as partes e uma política estável, explica o presidente da Comissão Universidade para Índios (CUIA), Wagner Amaral, professor da UEL. "A primeira edição do Vestibular Indígena, no ano de 2002, contou com 54 candidatos para 15 vagas e a última edição deste vestibular teve 753 inscritos para 42 vagas".

A seleção é feita em duas etapas, primeiro uma prova oral, no 1º dia de outubro. Depois uma prova de redação e conhecimentos gerais, com tópicos como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), no dia 2 de outubro.

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.