Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As inscrições para o 32º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia Governador José Richa estão abertas até 28 de maio. O prêmio tem o objetivo de divulgar e valorizar as ações de pesquisa, extensão e inovação de pesquisadores, estudantes de graduação, inventores independentes e de jornalismo científico no Estado. A premiação em dinheiro varia de R$ 10 mil a R$ 34 mil de acordo com a categoria.

Nessa edição as categorias são divididas em áreas de Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra. Podem se inscrever profissionais e estudantes vinculados a universidades e institutos de pesquisa, inventores independentes e jornalistas com reportagens de divulgação de pesquisas realizadas no Paraná.

Segundo o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia em exercício, Aldo Nelson Bona, o prêmio é um reconhecimento ao potencial do Estado em produção de conhecimento científico e de novas tecnologias. “São as nossas universidades e institutos de pesquisa que garantem a inovação. O prêmio é um ato de valorização dessas iniciativas tão importantes para o desenvolvimento do Paraná”, disse.

Em toda a história do prêmio centenas de cientistas, professores, estudantes, inventores e jornalistas já receberam a premiação. O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Marcos Lúcio Corazza foi premiado na categoria pesquisador da área de Engenharias, evidenciando a valorização de pesquisas que buscam incentivar o uso de energias renováveis.

“O prêmio é um fator motivacional importante para que continuemos pesquisando novas soluções nessa área que é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, destaca Corazza.

Outro vencedor foi o jornalista de Guarapuava Cléber Moletta, na categoria jornalista científico em Ciências Biológicas. “A reportagem premiada mostrou para muitos guarapuavanos como o contato de estudantes do ensino médio com o conhecimento científico produzido na universidade pode ser transformador na discussão e busca de solução para problemas cotidianos”.

A secretaria é a responsável pela organização e execução do prêmio. Os concorrentes são avaliados por especialistas de outros estados em cada área do conhecimento, provenientes dos programas de excelência em pós-graduação nas diferentes áreas.

Os interessados devem fazer a inscrição e enviar a documentação exigida exclusivamente pelo site http://premio.setipr.net.br/cadastro. Mais informações sobre a 32ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia José Richa podem ser obtidas pelos telefones (41) 3281-7383 e (41) 3281-7314. Acesse AQUI O edital completo.

Premiação

Os premiados nas categorias pesquisador, pesquisador-extensionista e estudante de graduação receberão certificado e prêmio em dinheiro, com base nos vencimentos de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.

Os vencedores nas categorias Inventor Independente e Jornalista receberão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a 60% do valor do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.