Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Movimento tem o propósito de contribuir nacionalmente com a gestão e a qualidade do ensino básico em escolas públicas municipais e estaduais

Em comemoração ao aniversário de 50 anos do Pitágoras, um dos marcos deste ano é o lançamento da Aliança Brasileira pela Educação, um movimento de abrangência nacional liderado pela Kroton com a finalidade de ampliar o trabalho de sucesso já realizado pela Conspiração Mineira pela Educação, que já dura 10 anos, em Minas Gerais. A iniciativa tem como prioridade o fortalecimento do diretor com foco na aprendizagem dos alunos, por meio de ações simples e eficientes que contribuam com a qualidade do ensino público do país.

A Kroton possui uma trajetória de vanguarda na área educacional desde a sua criação como um cursinho pré-vestibular. Em 1999, deu origem à Fundação Pitágoras, braço social do grupo com o propósito de contribuir para a melhoria da educação brasileira mediante a aplicação da metodologia avançada de gestão, chamada SGI (Sistema de Gestão Integrado). A entidade já implantou o SGI em 110 municípios e 1.098 escolas, envolvendo 2.975 educadores e 728.000 alunos.

Inspirada no esforço da Fundação Pitágoras, em 2006, iniciou-se uma aproximação intersetorial voluntária e apartidária, formada pela articulação do poder público, das empresas e das organizações sem fins lucrativos, chamada Conspiração Mineira pela Educação. O trabalho realizado tem como base os seguintes pilares: pacificação das escolas, motivação dos alunos, motivação dos professores, melhoria dos indicadores de aprendizagem e interação família e escola.

Para expandir as fronteiras desse movimento nasce a Aliança Brasileira pela Educação, tendo a Kroton como apoiadora desse projeto. Todos os voluntários interessados em se juntar à causa são bem-vindos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. A criação da Aliança Brasileira pela Educação se nutre em uma transformação recente da sociedade brasileira. Depois de décadas apenas acompanhando os esforços do Estado, a sociedade civil e suas lideranças compreenderam que a educação de qualidade não é apenas assunto do governo, mas de todos.

A Aliança Brasileira pela Educação tem a proposta de atuar em duas frentes: capacitar lideranças por meio de encontros sistemáticos mensais com os diretores das redes públicas municipais e estaduais; e, também, compartilhar projetos de sucesso e sem custo algum para as escolas cedidos por parceiros do segundo e terceiros setores. O movimento pretende desenvolver o trabalho em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação do país.

O professor Evando Neiva, presidente da Fundação Pitágoras, destaca que o centro de gravidade da Aliança Brasileira pela Educação é o aluno, o principal destinatário e a razão de ser do movimento. “Reconhecemos que o êxito desse trabalho depende de  uma aliança intersetorial, integrando os parceiros de todos os segmentos da sociedade – Governo, Empresas e Fundações – somando as forças e trabalhando em conjunto para contribuirmos com a melhoria da qualidade da educação pública, especialmente da educação básica, que concentra 90% das crianças e dos jovens do nosso país.”

Para o vice-presidente Acadêmico da Kroton e porta-voz da Aliança Brasileira pela Educação, Mario Ghio, a essência dessa iniciativa é fazer o aluno aprender. “Nosso grupo é formado por professores, pessoas apaixonadas por educação e acreditamos que é pelo ensino básico que as transformações mais importantes devem ocorrer em prol de um futuro melhor. O que a criança aprende na escola deve ser levado para a vida toda e basta uma geração com uma boa educação para mudarmos o Brasil de uma forma concreta”, reforça.

A atuação da Aliança começa na capital paulista e seguirá para os demais estados e municípios de forma gradativa, de acordo com as localidades mais vulneráveis, levando em consideração o cenário econômico e social a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Inicialmente, serão criados 6 grupos de trabalho em São Paulo, abrangendo 300 escolas e beneficiando cerca de 300 mil alunos. Para isso, serão promovidos encontros sistemáticos mensais com os diretores da rede pública, a fim de fortalecer a liderança e gerar a troca de experiências.

Como maior instituição educacional do mundo, a Kroton coordena mais esse trabalho de grande magnitude social, seguindo sempre sua filosofia “Paixão por Educar”. Os projetos de Responsabilidade Social desenvolvidos em suas unidades de ensino superior em todo o país já beneficiaram mais de três milhões de pessoas.

Suelen Garcia/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.