Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É o 6º projeto do Colégio Interativa na Feira que aconteceu em Phoenix, Arizona (EUA)

Maria Vitória Valoto, aluna do Colégio Interativa de Londrina, recebeu a premiação de 4º lugar na edição de 2016 da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF), evento realizado em Phoenix, Arizona (EUA) entre os dias 08 a 13 de maio. É a primeira vez que o Paraná recebe um prêmio nesta feira, a maior do mundo em ciência jovem.

A estudante da 2ª série do Ensino Médio apresentou o projeto “Desenvolvimento de cápsulas reutilizáveis da enzima beta-galactosidase destinadas aos intolerantes à lactose”, uma alternativa para as pessoas que não podem consumir leite e derivados. No presente evento, a jovem cientista, que completou 16 anos nos Estados Unidos, teve a oportunidade de falar do seu trabalho para John Michael Bisho, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1989 pelos trabalhos concernentes à origem celular de tumor retroviral.

Nos cinco dias de evento, participaram 1.700 estudantes de nível médio de mais de 75 países. Prêmios distribuídos somam US$ 4 milhões, incluindo bolsas de estudo. Maria Vitória foi premiada com o 4º lugar na categoria Translational Medical Science e também recebeu 500 dólares.

Projeto

O gosto pela pesquisa e a rotina alimentar do pai, que tem intolerância à lactose, despertou na jovem o desejo de fazer algo que pudesse ajudar muitas pessoas.

Segundo Maria Vitória existem muitas alternativas no mercado para quem é intolerante (à lactose), mas os produtos tem alto valor financeiro, portanto, ela queria desenvolver uma alternativa mais econômica. “Comecei a pensar em algo que pudesse imobilizar a enzima lactase, através de uma microcápsula adicionada ao leite comum", explica.  Quando colocado no leite, as cápsulas não se dissolvem, mas liberam a enzima, quebrando assim a molécula de lactose.

Essas cápsulas são reutilizáveis, podendo ser higienizadas com água corrente e armazenadas na geladeira. A princípio, ela pode ser utilizada durante sete dias, uma vez por dia. O preço médio para o mercado, sem lucro, é de R$ 0,01, segundo a jovem pesquisadora e a ideia é desenvolver sachês com 50 cápsulas cada.

Para a pesquisa bibliográfica e desenvolvimento do projeto, Maria Vitória conta com o orientador Fabio Luiz Ferreira Bruschi, professor de Biologia e membro do programa de Iniciação Científica do Colégio Interativa. Para a parte prática, ela conta com a orientação do professor Raul Jorge Hernan Castro Gómez, da Unopar.

Asimp/Colégio Interativa 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.