Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O aumento no número de pessoas que não sabem ler e escrever no município será debatido em audiência pública nesta sexta-feira, a partir das 19 horas

Audiência pública na Câmara Municipal de Londrina nesta sexta-feira (24) vai discutir o “Analfabetismo em Londrina” e as causas da baixa procura ao sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O debate será coordenado pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto e terá início às 19 horas, na sala das sessões do Legislativo, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

De acordo com o vereador Amauri Cardoso (PSDB), presidente da Comissão de Educação, o município registrou nos últimos anos um aumento no número de analfabetos, o que demonstra que as instituições de ensino não estão conseguindo atrair a população adulta para as salas de aula. O parlamentar lembra que dados divulgados recentemente pela Folha de Londrina apontam para a existência de 23,1 mil pessoas que não sabem ler e escrever em Londrina atualmente. “No Censo de 2010 foram registrados 18 mil analfabetos na cidade. Precisamos saber o que está acontecendo”, afirma o vereador, que vai presidir a audiência pública desta sexta.

Metodologia

A modalidade de ensino para jovens e adultos é ofertada em 34 escolas do município – 28 na zona urbana e seis na área rural –, mas segundo Amauri Cardoso há relatos de falta de segurança e condições insalubres em várias destas instituições, o que pode estar desestimulando a população a frequentar os bancos escolares. “Entre as funções do Legislativo está assessorar o poder Executivo, portanto queremos contribuir no sentido de apontar alguns caminhos.” De acordo com o vereador, um dos questionamentos a serem feitos no debate público será em relação à metodologia utilizada. “Será que a nossa estratégia não está errada?”, questiona Amauri Cardoso.

Além dos vereadores Professor Rony (PTB) e Felipe Prochet (PSD), que também compõem a Comissão de Educação, participarão do debate a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes e representantes do Núcleo Regional de Ensino, Fórum Parananense de Educação de Jovens e Adultos da Região de Londrina, dos cursos de pedagogia das universidades, do Conselho Municipal de Educação, do Ministério Público e sindicatos ligados à educação, entre outras instituições.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.