Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi divulgado o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), edição de 2014, pelo governo federal. A avaliação tem como objetivo aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática. Em Londrina, participaram 4.836 alunos da rede municipal, matriculados no 3º ano do ensino fundamental.

Em Londrina, a avaliação da área de Leitura posicionou 62,28% dos alunos participantes nos níveis 3 e 4; em Escrita, 88,05% nos níveis 4 e 5; e em Matemática foram enquadrados 64,23% dos alunos nos níveis 3 e 4. A gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Perez, considerou o resultado das escolas positivo e satisfatório.

Os resultados são apontados em uma Escala de Proficiência, que é dividida em níveis progressivos e cumulativos. O nível 1 apresenta-se como o mais elementar e o último nível como o mais elevado. Na área de Leitura e de Matemática, a avaliação foi feita por meio de prova objetiva, e os níveis de proficiência são entre 1 a 4; já em Escrita, houve prova discursiva, e os níveis variam de 1 a 5.

De acordo com Viviane, as notas obtidas pelo município são fruto de um constante trabalho realizado pela Secretaria de Educação. “Nossa rede foi bem sucedida nesta avaliação, graças a seriedade que os gestores têm no desempenho de suas atividades, a formação continuada dos docentes e ao trabalho realizado com os alunos em sala de aula”, afirmou.

A gerente de Ensino Fundamental enfatizou ainda, que conforme a adesão de Londrina ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e outros programas pedagógicos complementares, a cidade pode obter futuramente resultados ainda melhores. “Temos potencial para melhorar cada vez mais esses índices. Hoje nosso trabalho é feito de forma sistematizada, focado na alfabetização, que começa na educação infantil e se consolida no 3º ano do fundamental. É um grande desafio, mas temos condição de atingi-lo”, enfatizou.

Os testes foram aplicados entre os dias 18 a 28 de novembro do ano passado. O relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) informa somente os dados de escolas que cumpriram o critério de 80% de estudantes presentes nos dias de aplicação dos testes. Em Londrina, foram divulgados os dados de 79 das 83 escolas participantes. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.