Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Novidade deste ano é a realização do cadastro via internet, sem que os pais e responsáveis precisem sair de casa para matricularem os alunos

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que está aberto o chamamento público escolar para o ano letivo de 2021. A novidade deste ano é que os pais e responsáveis pelos alunos podem fazer o cadastro totalmente pela internet, sem precisar sair de casa.

O chamamento permanecerá aberto até o dia 10 de outubro deste ano. Ele é necessário para as crianças que estudarão em turmas do P4, P5 e 1º ano em 2021. Para isso, o cadastro pode ser efetuado acessando o site oficial da Prefeitura de Londrina, no banner Chamada Pública, localizado na lateral direita da página ou diretamente clicando aqui.

Cerca de 16 mil crianças devem ser cadastradas para o próximo ano letivo. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, tudo está sendo feito para garantir tranquilidade aos pais e responsáveis pelas crianças e evitar aglomeração nas unidades escolares. “Estamos fazendo esse processo para organizar a rede municipal de ensino para 2021. É necessário que todos os pais, com filhos que farão 4, 5 ou 6 anos até 31 de março de 2021, e que queiram estudar na rede municipal participem desse chamamento. Até novembro, eles precisarão confirmar a matrícula, mas até lá esperamos que tudo esteja mais calmo e será feito mediante agendamento, para evitarmos aglomeração”, explicou.

O gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, explicou que, no caso dos alunos novos é preciso acessar o link na página da Prefeitura. O mesmo caminho deve ser seguido pelos pais e responsáveis que desejam mudar o filho de escola, seja porque a unidade não oferece o ano que a criança cursará ou por outro motivo. Caso eles desejem outra unidade escolar em 2021, eles precisam seguir as orientações contidas no mesmo link e devem continuar o procedimento, para depois terem acesso à carta matrícula.

Para as crianças que já frequentam a rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação encaminhou o QR-CODE e um link para os pais, por meio das direções escolares. Através desse link ou QR-CODE, o preenchimento dos dados é facilitado, pois já foi previamente escrito pelos profissionais da educação, dando mais agilidade aos pais, que não necessitarão preenchê-los novamente. Desse modo, o procedimento é mais rápido e simples e, ao final, o aluno já estará com a vaga garantida. “A rede pública está preparada para receber esses alunos, mas é preciso que os pais e os responsáveis pelas crianças se atentem aos prazos e façam o cadastro pela internet, usando um computador, tablet ou smartphone”, explicou o gerente.

Público-alvo

As crianças que devem ser cadastradas, neste momento, devem seguir o cronograma de idade abaixo.
P4 – Crianças nascidas a partir de 01/04/2016 a 31/03/2017
P5 – Crianças nascidas a partir de 01/04/2015 a 31/03/2016
1º ano – Crianças nascidas a partir de 01/04/2014 a 31/03/2015

Documentos necessários

As informações declaradas no ato da inscrição da Chamada Pública devem ser comprovadas mediante a apresentação dos documentos originais e as cópias. Não havendo comprovação dos dados informados, a matrícula não será finalizada na unidade. Para fazer o cadastro é preciso informar no formulário os seguintes dados:

• Número de inscrição da Certidão de Nascimento ou número de inscrição do Registro Nacional Migratório (para estrangeiros)
• Número de inscrição da fatura da Copel em nome do responsável
• Número de inscrição da fatura da Sanepar em nome do responsável
• CPF do responsável

Ajuda

Os cidadãos que tiverem alguma dificuldade para acessar a internet ou que não tenham um equipamento eletrônico para isso, poderão telefonar na unidade escolar mais próxima de sua residência (clique aqui para ter acesso a lista de contatos das unidades escolares). Isso porque, todas as escolas municipais e filantrópicas estarão abertas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para ajudar aqueles que tiverem dificuldades no preenchimento dos dados.

Basta que o cidadão telefone na escola e agende um horário para o atendimento, para não gerar filas ou aglomeração de pessoas, conforme preveem as medidas preventivas ao coronavírus. É possível esclarecer dúvidas pelo no setor de Matrícula e Documentação Escolar, pelos telefones (43) 3375-0235, 3375-0236, 3375-0237, 3375-0102 ou ainda 3375-0242.

Vagas remanescentes

Aqueles que não responderem ao chamamento público escolar no período de 10 de setembro a 10 de outubro, concorrerão as vagas que sobrarem para o ano letivo de 2021. A Chamada Pública Escolar é um período de procedimento obrigatório, que considera o cadastro por georreferenciamento, para todos os alunos que irão frequentar a rede pública municipal em 2021. A consulta à Carta Matrícula deverá ser realizada pelo mesmo link na página da Prefeitura. Ela estará disponível no período de 09 a 13 de novembro de 2020.

Da mesma maneira, os novos alunos, que farão o primeiro ingresso na vida escolar pública municipal, deverão acessar o link informado e declarar as informações solicitadas para concluir a inscrição no processo e, desta forma, se inscreverem na chamada pública. Para a efetivação da matrícula daqueles que optarem pelo georreferenciamento, os pais e responsáveis deverão comparecer na unidade indicada no período de 16/11 a 30/11, para a apresentação dos documentos necessários (originais e cópias), mediante agendamento eletrônico prévio, seguindo as orientações contidas na carta matrícula.

Os cadastros para os interessados em vagas na Educação Infantil, que contempla crianças de zero a 3 anos de idade seguem sendo realizados, a qualquer tempo, através de atendimento presencial na Central de Vagas. Para isso, também é preciso agendar um horário de atendimento, evitando filas e aglomerações. Para falar com a Central de Vagas basta telefonar para 3375-022 ou 3375-0282 ou ainda acessar o site da central (clique aqui).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.