Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O cadastro deve ser realizado, até o dia 30 de setembro, para turmas P4, P5 e 1º ano

Hoje (2), a Secretaria Municipal de Educação (SME) abre a primeira etapa da Chamada Pública Escolar para a matrícula de alunos que irão pleitear vagas na rede municipal para as turmas de P4, P5 e 1º ano no período letivo de 2020. Pais e responsáveis de crianças nascidas entre abril de 2013 e março de 2016 interessados devem realizar o cadastro até o dia 30 de setembro. A estimativa da SME é que 14.000 crianças sejam cadastradas.

O cadastro pode ser efetuado em qualquer unidade escolar da rede municipal. Para os alunos de P4 e P5, a secretaria recomenda que o procedimento seja feito nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)  e Centros de Educação Infantil (CEIs). Já para os cadastros do 1º ano, a recomendação é que sejam feitas nas escolas municipais e CMEIs. O atendimento na maioria das unidades ocorre das 8h às 17h30, sendo que alguns locais funcionam com horários específicos de atendimento.

Os documentos necessários para o cadastro na Chamada Pública Escolar são: cópia original da certidão de nascimento, fatura da Copel atualizada e original, fatura da Sanepar atualizada e original e o RG ou CPF do responsável. Vale ressaltar que o processo para os alunos de matrículas novas ou aqueles da rede municipal que não possuem o ano escolar subsequente consiste em três etapas: o cadastro; a retirada da Carta de Matrícula; e a efetivação da mesma.

Este processo é obrigatório e de acordo com o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus possibilita o cadastro por georreferenciamento. “É importante para a nossa organização e para que nós consigamos pleitear as vagas das crianças nas unidades de ensino mais próximas delas”, contou.

Para este ano, a SME traz uma novidade para os alunos matriculados em turmas de C3, P4 ou P5 em Unidades Escolares que oferecem o ano subsequente. “Havendo o interesse da família em permanecer no mesmo local, o cadastro deve ser realizado na própria unidade que irá fazer a confirmação da continuidade do aluno e irá enviar um comprovante para a família”, explicou Jesus.

Caso exista o interesse em pleitear vaga em outra unidade escolar, a família deverá contatar a unidade atual e participar do processo de encaminhamento de vaga de acordo com o georreferenciamento, para isso será necessário apresentar o número de inscrição do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a participação das três etapas do processo da Chamada Pública.

As famílias que não realizarem o cadastro no período programado para a Chamada Pública Escolar serão atendidas apenas no próximo ano, no sistema de vagas remanescentes, conforme o cronograma da rede municipal.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.