Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na Escola Municipal Carlos Dietz, o projeto “Resgate: Valores e Cidadania” apresenta temas como intolerância e bullying

A Escola Municipal Carlos Dietz realiza, nesta quinta-feira (13), mais um encontro do projeto “Resgate: Valores e Cidadania”. A atividade, que teve início na semana passada, envolve todos os alunos para aprender e discutir assuntos com a participação de profissionais ligados ao tema. No encontro de amanhã (13), agentes da Guarda Municipal vão conversar com os estudantes sobre intolerância e o bullying. A escola fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 48, Centro.

Segundo a diretora  da unidade escolar, Vânia Isabeli da Costa, o objetivo do projeto é resgatar valores relacionados à ética e cidadania, através de um trabalho articulado que envolve professores, pais e responsáveis, e conta com diálogo e muita reflexão. “Paralelamente, a escola também está desenvolvendo um projeto para combater o desperdício de alimentos. Essas ações visam colocar os alunos na contramão do que o mundo oferece, pois tudo o que vemos acontecendo lá fora reflete dentro da escola”, explicou.

Vânia afirmou que os alunos repassam para os pais e responsáveis o que aprenderam durante o encontro, realizado na escola, favorecendo um momento de diálogo entre as famílias. “Hoje, vivenciamos o desrespeito e a desvalorização do ser humano de diversas formas, com agressões, discriminação de todos os tipos, maus tratos e atitudes cruéis contra os seres humanos e os outros seres vivos. Isso trouxe a urgência em debater na escola, com a participação da sociedade, temas como cidadania, ética, meio ambiente, inclusão, discriminação, saúde e qualidade de vida”, citou.

O projeto deverá ocorrer até o mês de novembro. Nesta quinta-feira (13), os encontros serão realizados às 10h30 e 16h30. “Assim como a Guarda Municipal, a gente prevê a participação de outras entidades que atuam e contribuem com a efetivação de políticas públicas que garantem os direitos dos cidadãos, como o Conselho Tutelar, funcionários da saúde, professores, pais e pessoas da comunidade”, citou a diretora.

E, segundo a diretora, a participação dos estudantes tem sido muito positiva. “Nosso primeiro encontro foi sobre gratidão, e eles contaram várias situações do seu cotidiano sobre esse tema. Mas, caso o aluno não se sinta a vontade para falar em público sobre o tema, deixamos uma caixa para eles depositarem ali suas dúvidas, ou até mesmo relatos que queiram fazer de forma anônima”, acrescentou.

Juliana Gonçalves/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.