Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Edição 2021 do Pint of Science Londrina será virtual, de 17 a 19 de maio. A realização é da UEL, UFTPR e IDR Paraná. Evento acontece no mesmo período em 400 cidades de 24 países.

O Pint of Science Londrina 2021 será realizado de 17 a 19 de maio. Considerado o maior festival mundial de divulgação científica, o evento ocorre no mesmo período em mais de 400 cidades de 24 países. Em Londrina, o encontro tem o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Pesquisadores e comunidade vão debater temas atuais e relevantes ligados à ciência. Sem necessidade de inscrição prévia, o evento é gratuito, com transmissão a partir das 19 horas, pelo canal Ciência Pé Vermelho.

A ideia do Pint of Science é promover encontros presenciais, em bares e restaurantes, para divulgar estudos, projetos e pesquisas científicas desenvolvidos em institutos de pesquisa e instituições de ensino superior, de modo informal e descontraído, às pessoas que estão no local. Porém, devido à pandemia da Covid-19, ele será adaptado para o formato online, como na edição anterior.

Pandemia

O coordenador-geral do Pint of Science Londrina, Eduardo Inocente Jussiani, professor do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas da UEL, lembra que no ano passado a edição londrinense teve como tema a pandemia da Covid-19. Os vídeos foram assistidos por cerca de 1.100 pessoas.

“Ano passado, num primeiro momento, cancelamos o evento. No entanto, decidimos que o Pint deveria dar sua contribuição mesmo que o evento não pudesse ocorrer no seu formato original. Assim, montamos uma edição online porque, mais do que nunca, precisamos falar de ciência”, explica.

Para 2021, acrescenta Jussiani, o evento online será maior que a edição passada, com 12 temas e mais de 25 cientistas participantes. Ele explica que pesquisadores da UEL, Universidade Federal Tecnológica do Paraná e do IDR-Paraná estarão online para apresentar seus trabalhos e interagir com a comunidade. “Posso adiantar que os temas serão bem diversificados”, conta.

A programação completa do Pint of Science Londrina 2021 está em processo de finalização e será divulgada nas redes sociais do Ciência Pé Vermelho.

Novidade

A novidade para esta edição londrinense do Pint of Sceince é a realização por intermédio do projeto Ciência Pé Vermelho, que além da divulgação de eventos científicos, também traz outras ações cujo tema é a ciência. Idealizador do projeto, Eduardo Jussiani explica que o objetivo é reunir conteúdo de universidades e institutos de pesquisa da cidade e disponibilizar no espaço.

“O projeto Ciência Pé Vermelho surgiu como possibilidade de alcançarmos o mesmo objetivo do Pint of Science durante o ano todo, trabalhando com públicos diferentes e com abordagens distintas. A ideia é, justamente, aproximar a comunidade dos cientistas londrinenses e de suas pesquisas. Esperamos, desta forma, ter várias outras ações de divulgação ao longo do ano. O projeto está de portas abertas para divulgar toda a ciência produzida em Londrina”, afirma o professor.

Organização

O Pint of Science Londrina 2021 é uma realização do projeto Ciência Pé Vermelho, com apoio da UEL, da UTFPR-Londrina, do IDR-Paraná, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e Londrina Convention Bureau.

O Pint of Science foi criado em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e ocorreu pela primeira vez no Brasil em 2015. O festival foi realizado pela primeira vez em Londrina no ano de 2018.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.