Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As novas vagas são de meio período e destinadas a crianças de 0 a 3 anos de idade para o ano letivo de 2017

Com o objetivo de atender à crescente demanda de vagas na educação infantil, e visando a equidade e justiça de acesso ao serviço público, a Secretaria Municipal de Educação criou 5.768 novas vagas para matrícula imediata, em meio período, de crianças de 0 a 3 anos de idade para o ano letivo de 2017.
Essa decisão foi tomada após realização de audiência pública, aprovação no Conselho Municipal de Educação, além de discussões com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Londrina e do Norte do Paraná (Sinpro), Secraso Norte do Paraná, e conta com o apoio do Ministério Público e Defensoria Pública.
Segundo a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, a ampliação da quantidade de vagas irá permitir que mais alunos tenham garantido o seu direito de atendimento pedagógico com a qualidade necessária por até cinco horas diárias. “É importante deixar claro que não se trata de uma escolha entre período integral e meio período, e sim, o fato de que, ou uma maioria ficaria sem nada ou muitos pais teriam garantido o atendimento a seus filhos em meio período. A partir disso, o prefeito optou pela decisão de ampliar as vagas de meio período e diminuir a fila de espera”, frisou.
Janet também informou que os alunos que já estavam matriculados em período integral irão permanecer nesse período, caso o seu fluxo normal de continuidade escolar seja este. Assim, os alunos já matriculados em turmas de CB a C3 em 2016, em período integral, terão seu direito mantido, desde que seu georreferenciamento permita.
As crianças em situação de risco social e que necessitam da proteção do Estado também serão matriculadas em período integral. Elas representam uma parcela de 5% do total de crianças matriculadas na Educação Infantil, que atualmente tem cerca de 14 mil alunos. A medida será implementada nos 34 Centros de Educação Infantil e 53 Filantrópicas conveniadas que existem hoje em Londrina.
Decisão

A decisão pela criação das novas vagas para a educação infantil foi tomada tendo como base fatores como o direito da criança de 0 a 3 anos à Educação; a recomendação de profissionais da área pela permanência de crianças de 0 a 5 anos por meio período na escolaridade; inviabilidade orçamentária de atender, a curto ou médio prazo, a lista de espera em período integral.

Além disso, diante do quadro atual, a Secretaria Municipal de Educação atendeu a recomendações feitas pelo Conselho Municipal de Educação, Defensoria Pública e Ministério Público.
Ainda segundo Janet, o modelo proposto para atendimento pedagógico em meio período na rede municipal foi testado com sucesso em duas unidades escolares (CMEI Telma Cavalheiri da Motta Sanches e CMEI Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro) no período letivo de 2016.
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.