Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O índice conquistado pelas escolas da rede municipal foi de 6,8; número corresponde à meta do governo federal para o ano de 2021

A Secretaria Municipal de Educação chegou à sua melhor marca - 6,8 - no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados são referentes a 2017, e foram publicados na  segunda-feira (3), pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A meta projetada para o Município pelo governo federal era de 6,2.

Esse resultado é o maior já registrado pela rede municipal, desde a criação do índice em 2005, e supera a média do Estado para Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que foi de 6,5.

O Ideb calcula, em um mesmo indicador, o resultado do fluxo escolar e o desempenho dos alunos em português e matemática, mensurados por meio da Prova Brasil. Quanto maior índice, que vai de zero a dez, maior a taxa de aprovação e a média de aprendizado.

O último índice do Município, em 2015, foi de 6,5. Londrina também comemora o fato de que nenhuma escola da rede municipal teve nota inferior a 5,5, e a unidade com melhor resultado atingiu a marca de 8,6, superando as demais unidades em todo o estado do Paraná, de 4º e 5º ano.

Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariangela Bianchini, o resultado conquistado pela rede é motivo de comemoração. “Estamos muito contentes com o Ideb no nosso município, especialmente porque conhecemos todas as dificuldades existentes, bem como os problemas enfrentados pelas escolas. Estamos muito satisfeitos com o crescimento de cada unidade, mais até que o resultado final do Município”, destacou.

Outra comemoração se deve à evolução individual de cada escola da rede municipal. Das 87 unidades, 66 aumentaram seu índice, em comparação com o último Ideb. Para Mariângela, é importante reconhecer o esforço dessas escolas, e o investimento do Município na formação dos docentes. “A melhora na média de cada unidade é uma grande conquista. Esse bom resultado se deve, sem dúvida, ao trabalho e esforço de cada equipe escolar. E a Secretaria de Educação, por meio das formações continuadas, dos atendimentos aos alunos de inclusão, e outros apoios e questões, acaba se tornando parceira de cada escola no índice do Ideb”, apontou.

Avanços

Uma das escolas que apresentou maior crescimento no Ideb foi a Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, localizada no Jardim Marabá. Com 270 alunos matriculados, em turmas que vão do P5 ao 5º ano, a diretora Adriana Fátima Gonçalves Machado lembrou que, há oito anos, o índice atingido foi de 3,2. Em 2017, o resultado da unidade foi de 7,5, um crescimento de 1,5 pontos desde 2015. “Toda nossa equipe está muito feliz, e mesmo trabalhando arduamente para isso, ficamos impressionados. É um motivacional para nós, e para as crianças também, que agora estão ansiosas para chegar ao 5º ano e participar da Prova Brasil”, contou.

Adriana explicou que o trabalho envolve projetos especiais, e principalmente o reforço no aprendizado do conteúdo escolar. “Fazemos um trabalho intenso de contraturno, recuperação paralela, e temos o projeto de matemática, que ensina através de jogos, de oralidade, e com os alunos dos quartos e quintos anos pegamos firme na parte dos conteúdos, com um ensino bem puxado. Toda a equipe vestiu a camisa, de forma conjunta, para essa força-tarefa”, enfatizou.

A Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra fica na Rua Butiá, 54, no Jardim Marabá. Dentre as outras unidades que evoluíram no Ideb, em comparação com o resultado do último levantamento, está a Escola Municipal Nina Gardemann, que saltou de 6,1 para 7,3; Cláudio de Almeida e Silva, de 6,9 para 8,0; e a Vila Brasil, que foi de 6,8 para 7,9.

Sucesso contínuo

Pelo quarto ano seguido em Londrina, o maior Ideb na rede municipal foi conquistado pela Escola Municipal Neman Sahyun, com o índice de 8,6. É também o melhor resultado para o estado do Paraná. A unidade, que possui cerca de 250 matriculados do 1º ao 5º ano, fica localizada na Rua da Ternura, 450, no Conjunto Ruy Virmond Carnascialli.

A diretora Regiane de Souza Gomes credita a conquista para a motivação dos professores e equipe pedagógica, e também a participação das famílias no ensino, como principais fatores para essa melhora contínua no índice. “Os professores são muito comprometidos, lutando sempre para que a escola seja cada vez melhor. E os pais são participativos, cobram os alunos em casa, então esse esforço conjunto possibilita que o aprendizado de todas as matérias seja mais intenso. Com o que temos, conseguimos conquistar esses índices. Então com certeza, o diferencial é que todos somam e atuam juntos pelo mesmo ideal”, frisou.

Além do ensino da grade curricular, os alunos da escola Neman Sahyun contam com diversos projetos, que abrangem, principalmente, o incentivo à leitura. “Eles participam dessas atividades dentro e fora do turno escolar, e o hábito de ler é estimulado em sala de aula e fora também”, contou a diretora.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.