Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa vai oportunizar cursos de competências em tecnologias para 120 jovens de 15 a 29 anos, na primeira etapa; laboratório estará instalado na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, a partir de segunda-feira (21)

A partir da próxima semana, o município de Londrina irá contar com o Programa Espaço 4.0, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação. O laboratório do programa – que promove um ambiente criativo de inovação e prepara os jovens para o futuro do trabalho – será instalado na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico. A inauguração acontecerá na próxima segunda-feira (21), às 9h, em solenidade na sede da unidade, na Avenida Máximo Perez Garcia 540, Jardim São Vicente Palotti.

As unidades do Espaço 4.0 são modernos laboratórios de tecnologia e de produção criativa, disponibilizado por meio de um contêiner adaptado, conforme padrão arquitetônico estabelecido pela SNJ. Em Londrina, a unidade possui estrutura climatizada, com uma mini copa com bebedouro, micro-ondas, banheiro, espaço equipado para realização de cursos com oito alunos por turma, contendo um grande aparelho de televisor para apresentação das aulas, quatro impressoras 3D, quadros de ferramentas e de avisos e computadores.

Na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, unidade vai atender jovens de 15 a 29 anos da comunidade local, ou seja, do Jardim São Vicente Palotti e dos bairros adjacentes, na região leste. O espaço também poderá ser utilizado pelos estudantes da escola. O Município elaborará e ministrará curso de desenvolvimento de competências em tecnologias, direcionado aos jovens e adolescentes, priorizando os alunos com Cadastro Único para Programas Sociais ou (CadÚnico).

Por meio do Programa 4.0, serão realizados quatro cursos de capacitação, previstos para acontecer no segundo semestre. São eles: Manutenção de Equipamentos de Informática; Modelagem e Impressão 3D; Empreendedorismo digital; Robótica Educacional. Eles serão disponibilizados nos períodos da manhã, tarde e noite, e atenderão um total de 120 jovens, na primeira etapa.

Serão utilizadas as metodologias: Steam (software de gestão de direitos digitais), ativas e orientada a projetos, propiciando vivência no contêiner e no espaço maker, construir o ambiente FAB LAB (espaços de “mão na massa”), com instalações e manuseio de máquinas CNC e impressora 3D, organizar atividades de “mão na massa”, das ferramentas e dos kits de eletricidade e robótica.

O convênio do município com a SNJ foi firmado em dezembro de 2019, mas será concretizado agora por conta da pandemia, já que os cursos são presenciais. O valor é de R$ 300.000,00, recurso do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Secretaria Nacional da Juventude, com contrapartida do Município de R$ 3.030,30. O convênio foi viabilizado pelo deputado federal Filipe Barros.

Mais sobre o programa

O Espaço 4.0 visa promover um ambiente criativo de inovação e estimular o aprendizado dos jovens com os aparatos de modelo educacional: mesas, cadeiras, iluminação, climatização e equipamentos necessários para iniciar a imersão nas novas tecnologias da indústria 4.0.

O Espaço 4.0 fomenta o acesso de jovens de 15 a 29 anos a novos recursos tecnológicos da Indústria 4.0, proporcionando-lhes oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mundo do trabalho.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.