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Durante o desafio, alunos do 4º ano desenvolveram o conceito de um jogo de realidade virtual voltado ao aprendizado da matemática

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, ontem (14), a cerimônia de premiação da turma do 4º ano B da Escola Municipal Haydee Colli Monteiro, que foi a vencedora do hackathon promovido durante o Londrina Mais. Os estudantes foram contemplados com um kit composto por mochila, cabo USB, ecobag, fone de ouvido de madeira natural e garrafa térmica. Já a professora Aline Lanssoni, que supervisionou a turma, recebeu os mesmos itens e também um livro intitulado “Ideias inspiradoras para as suas aulas”.

Realizado em 28 de outubro, em parceria com a empresa Happy Code, o desafio envolveu 77 turmas do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. Na ocasião, as equipes tiveram que identificar um problema e criar uma solução concreta para ele com base na pergunta “O que faz você perder a vontade de estudar? Por quê?”. A ação foi promovida de forma híbrida, sendo que as crianças estavam na escola, junto aos professores, e a equipe da Happy Code forneceu as orientações por meio de uma live transmitida nas unidades municipais participantes da iniciativa. Ao todo, a atividade contou com a participação de 1.413 alunos, com idade entre seis e 11 anos, e teve duração de três horas.

Baseada na questão proposta, a turma vencedora definiu como problema a ser resolvido “A aula de matemática é cansativa e difícil”. Para solucioná-lo, os alunos desenvolveram o conceito de um jogo de realidade virtual chamado Matgame, que envolve uma série de desafios e estágios relacionados à matemática.

De acordo com a professora Aline Lanssoni, que coordenou os trabalhos da turma campeã, os 24 alunos se destacaram pela sua proatividade e participação. “Nós fizemos uma roda de conversa para definir o problema que seria abordado e, em seguida, fizemos outra roda para discutir a solução. As crianças se empolgaram bastante, e contribuíram com várias ideias. Essa atividade foi uma ótima forma de estimular os alunos a usar a imaginação e a criatividade, assim como o raciocínio lógico e o pensamento matemático”, disse.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, parabenizou as equipes da pasta pelo sucesso da iniciativa, que foi a primeira do tipo realizada na rede municipal. “Os hackathons são uma ótima forma de estimular o empreendedorismo digital nas crianças. A tecnologia tem evoluído cada vez mais rápido nos últimos anos e, por isso, é importante que a rede municipal de ensino propicie aos alunos o contato com as novas mídias desde cedo, para que diversas habilidades importantes sejam desenvolvidas”, afirmou.

A responsável por Projetos e Eventos da SME, Andrea Militão, contou que os representantes da Happy Code ficaram muito satisfeitos com o envolvimento dos professores e alunos no hackathon, e também elogiaram a qualidade das propostas apresentadas. “Pretendemos organizar outras atividades como essa, pois o retorno foi muito positivo. Inclusive, estamos pensando em procurar empresas parceiras para desenvolver o jogo criado pela turma vencedora, que é muito criativo e inovador”, salientou.

NCPML

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