Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério da Educação homologou 257 mil novas vagas aos estados na política de indução à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O anúncio foi publicado, nesta quarta-feira, no Diário Oficial, que abre um novo ciclo de adesão ao programa no ciclo 2018-2020. Com a reforma do Ensino Médio, o MEC lançou o programa de escolas em tempo integral, criando 500 mil novas vagas com investimento inicial de R$ 1,5 bilhão. “A ampliação dessas vagas está em sintonia com a implantação do Novo Ensino Médio. O apoio aos estados tem como foco elevar a qualidade do ensino no país, garantindo mais oportunidades aos jovens”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, ressaltando que essa é uma das prioridades do MEC.

Com o programa, o MEC vai garantir, por 10 anos, apoio aos estados no valor corresponde a R$ 2 mil por aluno/ano matriculado nas escolas em tempo integral. O valor corresponde a cerca de 50% a 70% do custo adicional gerado pelo modelo de educação em tempo integral. A verba pode ser destinada a cobrir despesas de manutenção e desenvolvimento das escolas participantes do programa.  O Programa de Fomento de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral está sendo implementado de forma gradual e foi concebido para induzir o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A meta 06 do PNE para ensino integral visa o atendimento de 50% das escolas públicas e de 25% dos estudantes em tempo integral até 2024.

Até meados de 2016 o número de vagas de ensino integral no país era de 308 mil. Em outubro do ano passado foram ofertadas pelo MEC 266 mil vagas para o ciclo 2017-2020 e agora, com a nova portaria, mais de 257 mil vagas serão criadas, totalizando 831 mil. A portaria publicada hoje estabelece mudanças que melhoram o processo, o suporte e o planejamento para as secretarias de educação na implantação do programa.  O secretário de Educação Básica, Rossieli Soares, explica que, além do apoio aos estados, o MEC vai colocar à disposição das secretarias estaduais de educação a lista das escolas que estão aptas a participar do programa.

No caso de haver demanda acima do previsto, a prioridade será para escolas em áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica, que tenham maior número de alunos atendidos no ensino médio de acordo com o censo escolar, e com disponibilidade de infraestrutura. Neste último quesito, as escolas deverão atender a, pelo menos, quatro dos seis critérios mínimos de infraestrutura exigidos pelo programa: ter biblioteca ou sala de leitura, no mínimo oito salas de aula, quadra poliesportiva, vestiários masculino e feminino, cozinha e refeitório.

Caso queiram incluir escolas que não estejam na lista elaborada pelo MEC, caberá às secretarias estaduais comprovar que o estabelecimento cumpre os critérios exigidos pelo ministério, entre eles, mostrar como pretende alcançar o mínimo de 350 alunos ao final do terceiro ano de inclusão no programa, bem como comprovar que o prédio estará pronto até o mês de outubro do ano de inclusão no programa.

Matrículas

Outra novidade é a redução do número mínimo de matrículas exigidas para a adesão. Cada escola deverá ter, no mínimo, 120 matrículas no primeiro ano do ensino médio. Após a adesão, será permitido um mínimo de 60 matrículas no primeiro ano. Depois de três anos de sua inclusão, deverá atender pelo menos 350 alunos em tempo integral.

O MEC garantirá o atendimento de um mínimo de 367 escolas e 164.350 estudantes nesta nova etapa do programa. No total, serão 572 escolas e 257.400 estudantes para o ciclo 2018-2020. Levando em consideração a primeira e a segunda adesão das secretarias, o MEC estima que, em 2020, sejam alcançadas 520 mil matrículas em 1.088 escolas em todo o país.

Acesse a portaria Nº 727, no Diário Oficial da União.

Asimp/MEC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.