Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foram autorizadas 596.198 novas vagas de cursos superiores, sendo 436.358 na modalidade EAD e 159.840 presencial.

O Ministério da Educação – MEC alcançou a marca de cerca de 600 mil novas vagas autorizadas no ano de 2021 para a educação superior brasileira. Do total, 436.358 vagas são para oferta na modalidade a distância e 159.840 para cursos presenciais. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, é o maior número de vagas autorizadas na comparação entre 2015 e 2021.

As vagas estão distribuídas nos 1.576 novos cursos autorizados em 2021, beneficiando mais de 650 instituições de educação superior. A graduação em Enfermagem lidera com 112 cursos superiores autorizados, seguida por Direito com 108, Pedagogia com 90, Psicologia com 85 e Administração com 72.

Os números de vagas e cursos criados em 2021 podem ser ainda maiores em função da autonomia de universidades e centros universitários para autorizar cursos superiores, estabelecida pelo art. 40 do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2021.

Além da autorização de curso, o MEC também registrou bons índices nos atos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso. Foram 925 cursos reconhecidos e 8.214 cursos com renovação de reconhecimento.

O balanço parcial das ações realizadas pela SERES no ano de 2021 foi apresentado para as entidades representativas da educação superior no último dia 20, ocasião em que o Secretário Paulo Almeida ressaltou o recorde de Portarias publicadas dos últimos sete anos pela Secretaria. Foram publicadas um total de 2.022 portarias no Diário Oficial da União.

Para o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, “o ano de 2021 foi o ano da retomada na educação superior. Autorização e reconhecimento dos cursos superiores voltaram a índices pré-pandemia. Mas 2021 não foi só voltar a ser como antes, mas também de avançar. Alcançamos a marca de mais de 2.000 portarias publicadas, um recorde dos últimos 7 anos”.

Autorização

Para solicitar a autorização de um novo curso superior, a instituição precisa protocolar processo no sistema e-Mec conforme calendário regulatório publicado pelo MEC. O INEP autarquia do MEC, realiza a avaliação dos cursos, analisando as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura, atribuindo conceitos de 1 a 5.

Reconhecimento

Após a criação dos cursos, as instituições de educação superior precisam protocolar o pedido de reconhecimento, necessário à validação nacional dos diplomas. O pedido deve ser protocolado no período compreendido entre 50% do prazo previsto para integralização de sua carga horária e 75% desse prazo, observado o calendário definido pelo MEC.

Ascom/MEC com informações da Seres

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.