Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir do início do ano letivo de 2016, três unidades escolares de ensino fundamental vão se transformar em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Com isso, serão abertas cerca de 500 vagas para crianças de 0 a 5 anos.  Os cerca de 500 alunos que estudam nestas unidades serão remanejados para escolas vizinhas, com distância entre 400 e 850 metros. Além disso, serão contratados cerca de 60 professores do ensino infantil para atender a nova demanda.

Trata-se de uma mudança que visa a otimização de espaço físico e recursos humanos, a fim de atender melhor tanto os alunos da educação infantil quanto do ensino fundamental.  As mudanças vão acontecer nas escolas municipais Amanda Rossi, na região leste; Professora Geni Ferreira, na região oeste e Santos Dumont, também na oeste, e ainda há outra escola  em estudo.

O remanejamento será parcial na Escola Santos Dumont, pois as turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental continuam na unidade em um período e, no outro, a escola irá atender aos alunos de 4 a 5 anos.

A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, explicou que a decisão foi tomada a partir da formação de uma Comissão de Orientação e Organização para o Funcionamento Escolar (COOFE), em julho deste ano. A equipe, composta por 25 profissionais da Secretaria Municipal de Educação, incluindo diretores e gerentes, analisou os espaços físicos das unidades escolares da rede municipal de ensino.

“Esta Comissão percebeu que havia espaços que poderiam ser melhor aproveitados, com poucos alunos matriculados, e portanto, serem otimizados, remanejando estes estudantes, respeitando o georreferenciamento, e assim, abrir mais vagas para o ensino infantil”, destacou a secretária.

Segundo ela, a comissão também concluiu que a estrutura física destas unidades era mais adequada para abrigar os CMEIS do que o ensino fundamental e, portanto, serão necessárias poucas adequações para receber os novos alunos. “Todas as adequações serão feitas durante as férias. É uma mudança para o bem de toda a rede”, frisou.

De acordo com Janet, outro fator que pesou na decisão foi o fato de que não há CMEI na região da Escola Municipal Santos Dumont e os CMEIS que existem nas regiões da escolas Amanda Rossi e Professora Geni Ferreira não comportam a demanda de crianças de 4 e 5 anos.

Transferências – Segundo a secretária Janet, os pais dos alunos já começaram a ser avisados sobre as mudanças, mas os estudantes vão terminam o ano letivo nas unidades em que estão. “Neste momento estamos avisando aos pais para que as rematrículas sejam feitas já nas novas escolas e trabalhando na abertura destas 500 vagas para crianças em CMEIS”, disse.

Alguns professores destas unidades também serão transferidos para outras escolas. Eles serão atendidos, prioritariamente, conforme habilidades, proximidades e escolhas individuais.  “Vamos acompanhar com muito cuidado cada professor”, destacou Janet.

Vagas – A secretária de educação informou, ainda, que com estas e outras mudanças nos CMEIs a previsão é de que sejam supridas 100% das demandas de ensino infantil, para crianças de 4 e 5 anos. “Para as de 0 a 3 anos, estaremos atendendo mais 900 vagas no próximo ano”, disse.

Um dos exemplos é a abertura do CMEI Darci Ribeiro, antigo Sesi, localizado na Vila Portuguesa. O local tem capacidade para atender 200 crianças, de 3 a 5 anos, mas houve interesse de apenas 30 alunos, que já estão matriculados. Os alunos iniciam as aulas na próxima segunda-feira (5).

“Fizemos o chamamento para matrículas mas somente estes alunos se matricularam, então começamos com estes atendimentos e no próximo ano esperamos atender mais crianças”, disse. Os pais que desejarem fazer a matrícula de seus filhos nesta unidade já podem procurar a direção do local.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.