Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Conferência vai reunir 19 municípios da região para debaterem medidas e políticas em prol de educação básica, superior, técnica, profissionalizante e dos movimentos sociais

Os interessados em debater democraticamente as políticas públicas em prol da educação e propor avanços a serem implantados desde o ensino infantil à pós-graduação, podem participar da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2018. Ela será realizada na próxima segunda-feira (11), das 8 horas às 18 horas, no anfiteatro maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 380, s/n.

As inscrições foram distribuídas entre os segmentos dos órgãos competentes de Londrina e dos municípios da região. Ainda restam algumas vagas e aqueles que desejarem receber certificação poderão se inscrever também no dia do evento. Ao todo, foram ofertadas 280 vagas.

Vão participar os representantes de diversos segmentos como da educação básica, superior, técnica e profissionalizante, além de participantes dos movimentos sociais. Também foram convidados membros das entidades educacionais conveniadas, de instituições de ensino públicos municipais e estaduais. De acordo com a assessora técnica do Conselho Municipal de Educação, Andreia Munhoz Vidotti, foram disponibilizadas em oito eixos de debates, formando grupos com 35 pessoas em cada área de debates.

“Acreditamos que as discussões serão bem produtivas, porque haverá representantes de todas as áreas para debatermos os oito temas, que serão subdividos em oito subgrupos, ou seja, foram debates técnicos e aprofundados. Além disso, vai eleger os 32 delegados que levarão as demandas para a etapa estadual do CONAE”, explicou Andreia.

As discussões serão guiadas pelos oito eixos centrais. O primeiro trata sobre “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação”. O segundo sobre os “Planos Decenais e o SNE: qualidade, avaliação e regulação das Políticas Educacionais”, o terceiro é a respeito dos “Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, participação popular e controle social”.

O quarto eixo vai tratar dos “Planos Decenais, SNE e a Democratização da Educação: acesso, permanência e gestão”; o quinto  terá o tema “Planos Decenais, SNE e Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão”; o sexto vai tratar sobre “Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: cultura, desporto, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação”; o sétimo vai tratar sobre os “Planos Decenais, SNE e valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e o oitavo será sobre “Os planos decenais, SNE e financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social”.

As discussões levantadas nesses grupos serão colocadas em ata e serão levadas na etapa estadual em junho deste ano. Na etapa intermunicipal vão participar 19 municípios contando com Londrina. São eles: Alvorada do Sul, Bela Vista, Cambé, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

O encontro nacional deve acontecer em julho, em Brasília, com o tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.