Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, apresentou na segunda-feira (3), em Curitiba, a proposta de lei que estabelece parâmetros para a gestão de pessoal e repasse de recursos nas universidades estaduais.

A proposta, apresentada durante reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, será debatida pelos reitores com a comunidade acadêmica e reapresentada o dia 15 de julho.

O projeto faz parte de um estudo feito por uma equipe técnica da Superintendência que busca estabelecer critérios objetivos sobre a administração didático-científica, patrimonial, de gestão financeira e de pessoal das instituições.

A Lei Geral das Universidades tem o objetivo de melhorar a qualidade no ensino, por meio dos índices de avaliação nacionais e internacionais, criar mecanismos para a administração eficiente e estabelecer critérios públicos transparentes, respeitando a diversidade de cursos nas universidades.

Para Aldo Bona, a lei de gestão vai considerar critérios específicos de cada universidade. “O debate sobre os parâmetros que serão utilizados na lei leva em consideração a realidade, a situação histórica e a demanda de cada universidade”, disse. Segundo ele, esse assunto é fundamental para que, com clareza de critérios, seja possível proporcionar maior autonomia e previsibilidade financeira para as universidades estaduais.

A presidente da Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público) e reitora da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Fátima Padoan, destacou a importância da participação das universidades na elaboração da proposta. “Tivemos uma reunião inicial sobre a proposta de lei que será debatida com a comunidade acadêmica para fortalecer a construção coletiva”.

Participaram da reunião o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho; da Universidade de Maringá (UEM), Júlio César Damasceno; de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, da estadual Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolf; e da estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo. Também participaram os vices-reitores da Unioeste, Moacir Piffer; e o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.