Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quando refletimos sobre o conceito de protagonista pensamos em um sujeito que tem o primeiro lugar em um acontecimento. É nesse sentido que entendemos que a criança tem que ser a protagonista de seu processo ensino/aprendizagem. Nessa perspectiva ela é um ser atuante enquanto cidadã, que produz e reproduz cultura, constrói seu conhecimento, ou seja, é o centro do processo educativo.

Quando ela passa a ser protagonista significa que o professor deve observar, ouvir a criança, buscar os seus interesses para depois propiciar estímulos que ampliem, diversifiquem e sistematizem seu repertório cultural de conhecimentos de si e do mundo que a rodeia.

Este tipo de conduta do professor o coloca como agente mediador do processo de ensino aprendizagem através de ações planejadas com intencionalidade onde a metodologia a ser proposta passa pelo centro de interesse das crianças. O professor mediador não impõe suas ideias e vontades, mas deixa-as fluir no grupo. Podemos denominar isto de currículo em movimento, mas que não se caracteriza pelo espontaneísmo.  O  que deve prevalecer é  o interesse  dos pequenos na elaboração de situações significativas de aprendizagem para o seu desenvolvimento global. A motivação em realizar ações é muito maior e com sentido real para as crianças.

Um exemplo dessas situações significativas de aprendizagem diz respeito ao brincar. A criança que não brinca não terá como reproduzir seu mundo e terá dificuldades em lidar com as frustrações, com os medos, a ansiedade. Esta criança não terá referência, trazendo para a vida dificuldade de socialização, ficando a mercê de um mundo só seu, o que dificulta o relacionamento e a formação deste indivíduo.

A pedagogia hoje sabe da importância do brincar para o ambiente escolar, pois ao brincar acriança se expõe, pois é uma atividade voluntária e é possível conhecer melhor acriança e fazer interferências diante de determinadas situações que se apresentam durante a brincadeira.

O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. O lúdico na Educação Infantil contribui de forma significativa para o desenvolvimento global do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.

Por meio das brincadeiras favorecemos o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade da criança em suas relações.

Marcia Ionara Eichstadt Piovezani, Coordenadora Psicopedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio Marista de Cascavel, da Rede de Colégios do Grupo Marista.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.