Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alex Canziani produziu obras simultâneas para mostrar a história dos dois câmpus. Lançamentos serão neste dia 22

As importantes conquistas e a bela história que começa a ser escrita pelos câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Apucarana e em Londrina, que neste ano comemoram 10 anos de existência, estão sendo contadas, em detalhes, em dois volumes intitulados “Do Sonho à Realidade”, assinados pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani. Os lançamentos dos dois livros acontecerão neste dia 22 de maio. O primeiro às 9h30; e o segundo às 17h30, respectivamente nos câmpus apucaranense e londrinense. Toda a comunidade universitária e autoridades locais e regionais deverão participar do ato.

As duas publicações simultâneas, impressas pela Graciosa Gráfica e Editora, de Curitiba, são as mais recentes obras literárias de Canziani. A primeira aconteceu em 2013 com o livro “Rota do Conhecimento”, pela editora Piá. E, assim como da primeira vez, todas as tiragens de “Do Sonho à Realidade” serão doadas para entidades assistenciais comercializarem e levantarem fundos para elas.

“Tenho uma satisfação enorme em apresentar estes livros. Neles eu mostro que é possível sonhar e realizar. A concretização daqueles dois câmpus começou assim, de um pequeno sonho”, conta Alex Canziani, orgulhoso pelas obras. O deputado foi quem iniciou e articulou politicamente a instalação das duas unidades, há dez anos.

O sonho de Apucarana

A edição “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Apucarana da UTFPR”, tem 138 páginas e abre espaço para alunos, professores e outros personagens que foram importantes para a conquista, inclusive para os egressos, que hoje estão no mercado de trabalho produzindo profissionalmente para si e para o país.

O sonho de Londrina

O livro “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Londrina da UTFPR”, não é muito diferente do “gêmeo” apucaranense. A obra tem 162 páginas, que concentra depoimentos e informações importantes relativas à universidade e ao seu papel acadêmico, cultural e econômico dentro da sociedade regional do Norte do Estado.

Para formatar e estruturar o conteúdo editorial, Alex Canziani contou com a importante parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), através da direção da entidade e do presidente Darci Piana; com a colaboração dos jornalistas paranaenses Rogério Fischer e João Arruda, e dos repórteres Fábio Blanco e Henrique Lhamas (fotografias). O projeto gráfico ficou por conta de Edvaldo Jacinto Correia. Toda a equipe foi supervisionada pelo jornalista londrinense Marcelino Jr..

As duas publicações têm capa dura e títulos em verniz localizado. O miolo foi impresso em papel couchê fosco. A qualidade gráfica e de conteúdo do trabalho, aliás, impressionou a reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, que solicitou a inclusão das duas obras no programa de divulgação da instituição.

Sobre Alex Canziani

Presidente do PTB-PR, quarto-secretário da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação no Congresso Nacional. Foi relator, naquela Casa Legislativa, do projeto de lei que criou a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o que instituiu o Pronatec.

Giórgia Gschwendtner/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.