Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná comemora neste mês de maio os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação. Ontem (15), em solenidade no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa enalteceu o papel do órgão na gestão da área, na formação dos paranaenses e no desenvolvimento do Paraná. Junto com a secretária da Educação, professora Ana Seres, e de ex-secretários da pasta, Richa deu início às comemorações pela data. 

Ele falou sobre o reconhecimento e lembrou que ao longo destas sete décadas, milhões de paranaenses receberam formação nas escolas estaduais. "E é com este pensamento que celebramos os 70 anos da Secretaria da Educação reconhecendo sua contribuição inestimável ao processo de fazer do Paraná um Estado de destaque, desenvolvido e que tem servido de modelo para o resto do País. Tudo isso graças a educação de qualidade ofertada no Estado”, afirmou 

Hoje a rede estadual é formada por 2.100 escolas. Richa ressaltou que o número de alunos, que já ultrapassa 1 milhão, representa cerca de 10% de toda a população paranaense. “São 100 mil profissionais da área, que se dedicam diariamente a levar educação de qualidade às crianças e jovens. Este é o momento de homenagearmos a todos os que deram e dão a sua parte para o Paraná ser o que é hoje”, declarou. 

O governador também destacou os avanços na área da educação nos últimos anos, com o aumento dos repasses para o transporte e para a merenda escolar. Também mencionou o programa Escola 1000, lançado no ano passado pelo Governo do Estado e que destinou R$ 100 milhões para reformas e reparos em mil escolas da rede estadual.

HISTÓRIA – As principais conquistas nas sete décadas de história, desde as mudanças tecnológicas até o aumento nos investimentos do Governo do Estado para a área, foram apresentadas pela secretária Ana Seres. “A democratização do ensino foi a principal conquista destes 70 anos. Hoje o Paraná leva ensino de qualidade a todos os municípios. Não temos mais problemas de acesso à educação”, disse ela. “Também investimos 35% do orçamento do Estado na Educação, 10% a mais que o mínimo determinado por lei federal”.

HOMENAGENS – Na solenidade, todos os 37 secretários que passaram pela pasta foram homenageados. Os diretores das cinco escolas que completam 70 anos em 2017 também foram homenageados. São elas a Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina; o Colégio Estadual do Campo Doutor Júlio Junqueira, de Arapongas; os colégios estaduais Doutor Willie Davids, de Londrina; Dom Alberto Gonçalves, de Palmeira; e Professor Becker e Silva, de Ponta Grossa.

DIÁLOGO - Flávio Arns, que foi secretário da Educação entre 2011 e 2014, afirmou que o diálogo com a comunidade escolar e o trabalho pedagógico estão entre os motivos da trajetória de sucesso da Secretaria da Educação. “Fazemos um trabalho compartilhado com todo o Paraná, com as famílias, alunos, professores e servidores. São eles que tornam a escola um espaço acolhedor e eficiente. Só com base na educação é que podemos ter um futuro melhor”, declarou. O trabalho continuado é importante para garantir uma educação de qualidade, segundo Altevir Rocha, que foi titular da em 2010.  “Todos os secretários tiveram um papel na construção da educação do Paraná. A Secretaria é importante por causa disso, é um órgão que depende da continuidade das ações”, afirmou.

OUTROS EVENTOS – Nesta terça-feira (16) a Secretaria da Educação inaugura o Centro de Documentação, Pesquisa e Informação, instalado em sua sede, na Vila Izabel, em Curitiba. Ao longo do ano, concursos fotográficos e diversos materiais ajudarão a contar a história e da atuação da Secretaria da Educação.

“Nos preocupamos em fazer um resgate histórico e pedagógico dos 37 secretários que já atuaram na pasta, para que a Educação tenha seu acervo próprio”, contou a secretária Ana Seres. “Desenvolvemos um programa para reorganizar e resgatar a história de todas as 2.100 escolas e dos 32 núcleos regionais. Tudo isso ficará disponível na nossa página e no Centro de Documentação”, explicou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.