Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 366 medalhas na 12° edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que reúne alunos de todo país. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A premiação será feita no ano que vem.

Nesta edição, os estudantes da rede estadual do Paraná obtiveram 30 medalhas de ouro, 88 de prata e 248 de bronze. Além dos medalhistas, cerca de três mil alunos receberam menções honrosas pela participação. 

O resultado é superior à edição anterior na qual os paranaenses conquistaram 246 medalhas e 1,4 mil menções honrosas. Os prêmios da edição 2015 foram entregues em novembro de 2016. 

DISCIPLINA E PESQUISA - “Os estudantes estão de parabéns pelo bom desempenho e resultado conquistado nessa 12ª edicação da Obmep”, disse Fabiana Campos, superintendente da Educação de Secretaria Estadual da Educação. “A Obmep é uma grande oportunidade para despertar o interesse pela disciplina e por pesquisas de iniciação científica, além de aprimorar práticas pedagógicas que contribuem com o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou ela.

DEDICAÇÃO - A estudante do 6° ano do ensino fundamental, Cecília Mileski de Paula, 12 anos, é uma das premiadas com a medalha de ouro. Segundo ela, a conquista é resultado da rotina de estudo diário da disciplina. “Para obter sucesso em tudo na vida é preciso dedicação e esforço que a recompensa vem”, disse.

“Estudei bastante e me preparei bem para responder as questões, então foi tranquilo”, completou a estudante do Colégio Estadual Mathias Jacomel, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Este é o terceiro ano consecutivo que a estudante Andressa Blum Peres, 13 anos, do 8° ano, conquista medalhas na Obmep, sendo uma de bronze (2014) e duas de ouro (2015 e 16). Ela conta que o bom desempenho é fruto do trabalho desenvolvido no curso de iniciação científica – no qual estuda novas metodologias de ensino matemático. “O programa me ajudou bastante porque, além de resolver matematicamente os cálculos, a competição exige a explicação discursiva de como chegamos ao resultado”, disse a aluna do Colégio Estadual Padre Claudio Morelli, em Curitiba.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Os alunos medalhistas ganham o direito de participar do Programa de Iniciação Científica, que tem como objetivo despertar nos estudantes o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

“O curso deu o suporte para a interpretação lógica das questões, por isso estava bem tranquila no dia da prova porque. Estudei bastante e se não conseguisse a medalha, mesmo assim estaria feliz porque fiz o meu melhor”, disse Andressa.

OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o objetivo de incentivar o estudo da matemática e revelar talentos na área. A partir do ano que vem, a Obmap será realizada em conjunto com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), conforme anúncio feito pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada na última cerimônia de premiação.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.