Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Está disponível a lista de escolas estaduais credenciadas para emitir o certificado ou a declaração de proficiência pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) para o Ensino Médio. Confira a lista em: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/escolas_ENCEEJA2018.pdf.

São 80 escolas distribuídas em todas as regiões, fazendo do Paraná o estado com o maior número de unidades certificadoras estaduais do ENCCEJA no sul do país. O Governo de Santa Catarina atende os participantes do exame em 40 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) e o Rio Grande do Sul em 30 Coordenadorias Regionais de Educação.

Para requerer a certificação em uma das escolas estaduais credenciadas, os participantes aprovados deverão apresentar os seguintes documentos:

- Requerimento de Solicitação de Certificação preenchido e assinado (www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/requerimentoENCCEJA2018.pdf);

- Original e cópia de RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Original e cópia de CPF;http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante

- Boletim Individual de Notas, disponível na página do participante no Inep (enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante).

O prazo legal para a emissão dos documentos solicitados é de até 60 dias. Quando necessário, no ato do requerimento e entrega dos documentos, o participante poderá solicitar junto à escola credenciada uma declaração afirmando que o requerente deu entrada no processo, com o prazo para entrega do documento da Certificação.

É possível aproveitar o resultado do ENCCEJA de anos anteriores, bem como dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação e do ENEM até 2016 para solicitar a certificação no Ensino Médio.

Fundamental

Por enquanto estão disponíveis os resultados do ENCCEJA para o Ensino Médio. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame, os resultados do Ensino Fundamental serão divulgados a partir de 10 de dezembro.

Os procedimentos para solicitar a certificação ou declaração de proficiência para o Ensino Fundamental serão os mesmos.

Federal

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) também atua como unidade certificadora do ENCCEJA para o Ensino Médio.

A solicitação de certificação ou declaração de proficiência pelo IFPR começa a partir de 07 de janeiro de 2019 e deve ser feita diretamente no campus indicado no momento de inscrição. As informações sobre os procedimentos estão disponíveis na página: reitoria.ifpr.edu.br/servicos/certificacao/certificacao/encceja-2018/

EXAME – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é voltado para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos na idade correta e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Ele consiste na aplicação de provas com perguntas de múltipla escolha e em uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado. Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.