Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A greve dos professores da rede estadual, iniciada na segunda-feira (17), e as ocupações das escolas estaduais vão prejudicar o andamento do calendário deste ano letivo e de 2017. A perda de conteúdos, às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – marcado para o início de novembro - e dos vestibulares, tem preocupado pais e estudantes. Cerca de cem mil alunos deverão fazer o Enem somente no Paraná.

Desde o início das ocupações, no início deste mês, a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação já registrou mais de 600 atendimentos. A principal apreensão dos pais é com a integridade física dos alunos e com a continuidade das aulas. “Quer dizer que eles têm direito de se manifestar e meu filho não tem o direito de estudar? Onde estão os pais desses alunos que não fazem nada? O que essas pessoas querem é ficar sem aula, sem estudar. Está uma bagunça esse movimento de ocupação e alguém precisa tomar uma atitude. Isso é um absurdo, até quando nossos filhos vão ficar sem aula?”, questionou Inês Rodrigues de Lima, mãe de um estudante do 8° ano do ensino fundamental.

Para o aluno do primeiro ano do ensino médio Evanderson Machado de Paula, de 16 anos, que integra um grêmio estudantil em Curitiba, o debate sobre as mudanças do ensino médio poderia ser feito de maneira interdisciplinar, sem interrupção das aulas ou ocupação das escolas. “Por ser um debate apenas sobre a regulamentação do ensino médio, não vejo necessidade de parar as aulas ou ocupar escola. Pelo contrário, decidimos juntos, alunos, direção, professores e pedagogos pela continuação para não ter que repor as aulas e perder conteúdos”, disse o jovem.

Segundo Evanderson, a preocupação dos estudantes também está relacionada ao calendário dos 168 alunos da rede municipal que dividem o mesmo espaço físico na escola. “Não estaríamos apenas nos prejudicando, mas a eles que também não têm culpa”, disse.

O aluno Cristhian Cezar de Oliveira, do 1° ano do ensino médio de um colégio na Capital, conta que os estudantes promoveram debates com os professores e colegas na sua escola e decidiram continuar com as aulas sem interromper o andamento do calendário. “Nós não aderimos ao movimento de ocupação porque sabíamos que teríamos que repor essas aulas”, disse.

A preocupação da estudante Letícia Cardoso, de 16 anos, do 2° ano do ensino médio, é com a aproximação dos vestibulares e do Enem. “Essas paralisações vão prejudicar muito, principalmente os alunos que vão fazer o Enem porque vão perder conteúdos e muitos não vão participar das reposições”, afirmou.

Para o auxiliar de escritório Júlio Cezar Silva, que tem uma filha estudando no 2° ano do ensino médio, é direito dos professores optarem por aderir ou não à greve. “Mas os grevistas deveriam respeitar aqueles que querem dar aula, cada um tem o direito de escolher. É preciso pensar nos alunos também, porque ninguém quer que os estudantes percam aulas e tenham que fazer a reposição”, disse Júlio.

Silmara Pereira tem um filho no primeiro ano do ensino médio e conta que conversa diariamente com ele sobre as ocupações e a greve dos professores, e como isso pode prejudicar principalmente os alunos do ensino médio. “Estamos no final do ano e essas paralisações vão atrapalhar muito o calendário e o rendimento dos alunos, porque muitos não vão querer fazer a reposição por entender que não são culpados pela greve. Meu filho é contra a greve e as ocupações porque sabe que ele seria prejudicado”, disse Silmara, que é presidente de uma Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) na capital do Estado.

Calendários de reposição serão necessários

A Secretaria de Estado da Educação esclarece que será necessário fazer reposição das aulas perdidas, seja por ocupações ou greve, pois a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estipula 200 dias letivos e 800 horas/aula no ano.

Como o calendário letivo deste ano vai até 21 de dezembro, devido às duas paralisações do ano passado – que duraram ao todo 73 dias -, as reposições deverão ser em fevereiro de 2017. “Janeiro é mês de férias para professores e funcionários. Possivelmente teremos que repor em fevereiro”, avalia a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. Cada escola terá que elaborar uma proposta de calendário de reposição, conforme o número de dias que ficou parada. Os calendários precisam ser encaminhados aos Núcleos Regionais de Educação (NREs), para análise e posterior homologação.

A Secretaria reitera sua preocupação com o aprendizado dos estudantes, que fica comprometido com as ocupações e paralisação. A rede estadual tem um milhão de estudantes. Somente no ensino médio, são cerca de 350 mil estudantes, e cerca de um terço deles prestará vestibulares no fim do ano, além de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no início de novembro.

Ouvidoria

Estudantes, pais e toda a comunidade podem receber orientações e encaminhar denúncias à Secretaria de Estado da Educação por meio da Ouvidoria: 0800- 419192 ou pelo e-mail: ouvseed@pr.gov.br.

No link abaixo o cidadão pode acessar as ouvidorias de todos os Núcleos Regionais de Educação: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=76

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.