Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná irá inaugurar, no dia 30 de junho, o Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP. Cedido pelo Tecpar à Universidade, o local conta com espaço para esporte, cultura e lazer em uma área de mais de 120.000m² dentro da cidade de Jacarezinho. Durante o evento, também serão inaugurados o Museu de Arte e Cultura Popular da UENP; o Centro de Documentação Histórica; o Galpão Cultural Romano Nunes – Cabelo; a pista de Corrida Cross Country e a Pista de MTB XCO - UENP. A programação de inauguração vai até o domingo, dia 3 de julho, com o I Festival do Parque Universitário da UENP.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destaca a importância da criação do Parque para toda região. “Estamos preparando um grande evento para a inauguração do Parque Universitário da UENP, pois entendemos o valor desse espaço para Jacarezinho e toda a região Norte do Paraná. Aqui iremos desenvolver projetos e ações formativas nas áreas da cultura, ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Os benefícios serão imediatos para toda a população. Por isso, meu convite especial a toda comunidade acadêmica, à população de Jacarezinho, à comunidade política e à imprensa da região para acompanhar esta festividade que será um marco para a cidade por representar um novo espaço para esporte, cultura e lazer”, disse.

Durante o evento no dia 30, o Museu de Arte e Cultura Popular da UENP será inaugurado com a exposição “Minha terra, que delícia! Quantos carnavais…”, a partir 15h30. Além disso, a Mostra de Arte Popular do coletivo artístico Novo Prisma, de Jacarezinho, também será exposta a partir das 16h. Na ocasião, obras de artistas da cidade serão apresentados à comunidade. O dia da inauguração contará ainda com o espetáculo “Pesquisa Cênica – Am 950, Rádio Doçura”, com início às 20h. A peça, dirigida pelo Grupo Paiol, com atuação de Pedro Ziroldo e Heriveuto Souza, é baseada no retrato do cotidiano dos trabalhadores dos canaviais.

Na sexta-feira, dia 1º de julho, o Museu receberá os alunos das escolas municipais para uma visita guiada às exposições durante a manhã e tarde. Às 14 horas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura oferecerão um curso para a comunidade externa intitulado “Produção de Hortaliças com Qualidade Comercial”, ministrado pela professora-doutora Cristina Batista de Lima, do curso de Agronomia do Campus Luiz Meneghel em Bandeirantes. Os interessados ainda podem se inscrever pelo telefone (43) 3511-3200.

Já para o dia 2, sábado, foi preparada uma programação cultural voltada para as manifestações da cultura negra. Às 14h, na cozinha do Museu, a Ialorixá Carmem de Xangô ministrará oficina da culinária afro-brasileira. Também no Museu, às 15h, a Escola de Samba Acadêmicos Capiau lançará o documentário “As matriarcas do samba: as baianas do carnaval de Jacarezinho”. O documentário, que é uma contrapartida da Lei Aldir Blanc ao município de Jacarezinho, apresenta importantes depoimentos de quatro mulheres negras que participaram e participam ativamente do festejo popular.

No domingo, 3 de julho, último dia de inauguração do Parque Universitário da UENP, acontecerá o I Festival do Parque, evento que reunirá esporte, arte e cultura. A programação do festival contará com o 1º Treino Solidário de Cross Country e a 1ª Competição de XCO na Pista da UENP, além de shows com a Banda Primeira Dose, de Jacarezinho, e Choro do Tiozão, de Ourinhos. O festival terá, ainda, a Feirinha da Ágora, com palco livre para apresentações artístico-culturais, contação de histórias com Francislaine Carvalho, que irá apresentar o melhor de seu repertório às crianças que estiverem no Parque e apresentação da Escola de Samba Acadêmicos Capiau. No evento, haverá também food trucks e exposição de artesanatos, carros antigos e bicicletas.

O Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP fica localizado na Avenida Marciano de Barros, nº 700, no Bairro Estação – (Espaço cedido pelo Tecpar à UENP).

Exposição

A exposição de longa duração, “Minha terra, que delícia! Quantos carnavais…”, que marcará a inauguração do Museu de Arte e Cultura Popular da UENP, segundo a comissão organizadora, irá descortinar a força de uma festa popular que resiste desde a década de 1930 até os dias atuais. A curadoria é assinada pela professora e museóloga Elisângela Machieski.

Duas salas expositivas pretendem rememorar, por meio de janelas temporais constituídas por fotografias e objetos tridimensionais, aspectos importantes do carnaval de rua e de salão de Jacarezinho. A pesquisa expográfica foi realizada juntos aos acervos do doutor Celso Rossi e doutor Emmanuel Vieira.

Tiago Angelo/Asimp/UENP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.