Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo de professoras e alunos da UniFil concluiu recentemente o projeto de pesquisa “Perfil sociodemográfico, rotatividade e fixação dos profissionais que compõem as equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família em municípios da 17ª Regional de Saúde do Paraná”. O trabalho científico foi realizado em parceria da universidade com Fundação Araucária, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Paraná e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A equipe entrevistou 68 profissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) nos municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia, com objetivo de conhecer e analisar condições de trabalho e motivos que influenciam na permanência ou desligamento das atividades. Estabilidade no emprego, salário, treinamentos e gosto pelo trabalho são fatores que mantêm; problemas com a gestão e não conseguir cumprir diretrizes do Nasf levam ao afastamento.

As conclusões foram repassadas aos órgãos que patrocinaram a pesquisa, especialmente a Secretaria de Saúde do Estado, com “a expectativa de que sejam adotadas medidas para melhorar as condições de permanência dos profissionais, facilitando o vínculo deles principalmente com a população, para efetivação de ações”, diz a professora doutora Lázara Pereira Campos Caramori, docente da UniFil e coordenadora da pesquisa.

Ela informa que o projeto dos professores e alunos da UniFil, aprovado em edital do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em Saúde PPSUS, também foi tema em três trabalhos de conclusão de curso (dois na Fisioterapia e um em Nutrição, uma monografia da especialização de Saúde Coletiva e um trabalho de iniciação científica. “Além disso, os principais resultados serão reunidos em uma publicação, em forma de livro, que será de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Paraná, para disseminação das melhorias desenvolvidas para a gestão SUS no Estado”, comenta a coordenadora.

Pela UniFil, integraram a equipe do projeto as professoras Cristhiane Yumi Yonamine, Rosana Sohaila Teixeira Moreira e Laudiceia Soares Urbano, e os alunos Gustavo Felipe  Marques de Oliveira, Giovana Yoshio, Nathalia Assis Augusto,  Lucy Mara Acquarole Muller e Cristhiane Gonçalves. A docente Sarah Beatriz Coceiro Meirelles Felix participou pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Asimp/UniFil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.