Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inscrições estão abertas para residentes de Londrina que recebem o Seguro Desemprego ou tenham Cadastro Único

A Prefeitura de Londrina abriu inscrições para cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 60 vagas disponíveis para três cursos, oferecidos pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER). O programa é realizado em parceria com Senat, Ministério do Trabalho e Emprego, e Ministério de Desenvolvimento Social. As vagas são voltadas exclusivamente a pessoas residentes em Londrina, que sejam beneficiários do Seguro Desemprego, ou que tenham Cadastro Único (CadÚnico).

As inscrições devem ser feitas das 10 às 14 horas, de segunda a sexta, na Gerência de Qualificação Profissional da SMTER (Rua Pernambuco, 162). Segundo a gerente de Qualificação Profissional da SMTER, Valéria Oliveira, os interessados devem apresentar obrigatoriamente o CPF pessoal ou do responsável, caso o aluno seja menor de idade, comprovante de residência (conta de água ou luz), e ter conta ativa na Caixa Econômica Federal, para depósito do auxílio estudantil. “Os alunos irão receber a gratuidade total do curso, um auxílio de R$9 por dia de aula, material didático e de apoio, além da certificação do Senat, que é reconhecida nacionalmente”, afirmou.

Os cursos ofertados e seus pré-requisitos são: Mecânico de Motocicletas (idade mínima de 16 anos e ensino fundamental I completo); Operador de Empilhadeiras (idade mínima de 18 anos, carteira nacional de habilitação B ou superior, ensino fundamental I completo); e Condutor de Veículos Transportadores de Produtos Perigosos (idade mínima de 21 anos, ensino fundamental II completo, habilitação B ou superior, não ter cometido infrações graves ou gravíssimas, ou reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses, e não estar cumprindo pena por cassação ou suspensão do direito de dirigir).

Valéria explica que estão disponíveis 60 vagas distribuídas igualmente aos três cursos, e que as aulas serão no turno da noite, com início em 14 de dezembro. O valor médio de investimento para cada curso é de R$700,00, e no curso de Condutor de Veículos está inclusa a alteração de categoria da CNH. “As áreas oferecidas estão em expansão, e essa é uma possibilidade de qualificação rápida e de confiança, o que aumenta as chances deste profissional no mercado de trabalho. Para este ano, não temos previsão de novos cursos, então é importante que os interessados façam suas inscrições, caso preencham os requisitos necessários”, ressaltou.

Em 2015, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda já ofereceu 80 vagas em cursos profissionalizantes por meio de parcerias com Senac, e outras 60 vagas em cursos realizados por parceria com o Senai.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.