Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O primeiro dia da 2ª fase do Vestibular 2018 da UEL registrou uma abstenção de 443 candidatos, o equivalente a 5,26% dos 8.421 estudantes que passaram para esta etapa. O índice dos faltosos foi considerado dentro da média histórica. No ano passado a 2ª fase registrou uma abstenção de 6,22%. Neste domingo (3) os candidatos responderam a 30 questões de Língua Portuguesa, Literaturas, Língua Estrangeira e Redação. O gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 20 horas, no site www.cops.uel.br.

Segundo Cristiane Medina, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, este ano foram solicitados dois desafios dentro prova de Redação. O primeiro foi um texto opinativo de no máximo 14 linhas sobre Violência contra a Mulher. Foram apresentadas letras de três músicas, além de uma tira de jornal onde duas mulheres estabelecem um diálogo.

A segunda redação exigida foi um texto argumentativo/dissertativo de até 16 linhas sobre o tema Justiça com as próprias mãos. Para embasar, os examinadores apresentaram três reportagens com casos relacionados à temática.

"A prova da UEL exige mais do que conhecimento do conteúdo do Ensino Médio, desafiando estudantes a opinarem sobre fatos ligados ao cotidiano e à sociedade", esclareceu Cristiane.

Inclusão - ainda segundo Cristiane, este ano, pela primeira vez a UEL aplicou uma prova 100% em braile, o que exigiu preparação minuciosa por parte da Cops. A prova foi feita praticamente de forma artesanal. O candidato é um estudante deficiente visual, do Ensino Médio (escola pública), que presta Direito como treineiro. O menino conseguiu aprovação na 1ª Fase, demonstrando estar preparado, mesmo sem ter concluído o 2º grau.

Ainda de acordo com a Coordenadora da Cops, nesta 2ª Fase a UEL está atendendo a 36 estudantes especiais, desde mães amamentando bebês, pessoas com limitações temporárias, deficientes visuais e estudantes portadores de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Os candidatos estão divididos em 27 salas especiais, no Campus da UEL.

"Acredito que são casos que servem de incentivo a todos os estudantes. Buscamos atender a todos, ninguém deixa de fazer o concurso em virtude de alguma limitação. Para nós isto representa inclusão", comentou. 

Provas - nesta segunda-feira (4), a UEL aplica a Prova de Conhecimentos Específicos, das 14 às 18 horas, contendo questões discursivas de Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. A prova trará conteúdo de três disciplinas, dependendo do curso escolhido. No dia 5 de dezembro, das 8 às 11 horas, e das 14 às 18 horas, serão aplicadas as Provas de Habilidades Específicas (PHE) para candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

O resultado do Vestibular será publicado no dia 24 de janeiro, ao meio dia, no site www.cops.uel.br.

Plantão - a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS/UEL) vai estar de plantão nesta segunda-feira, das 8h30 às 11 horas, no prédio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), localizado no Campus Universitário. O plantão é direcionado a candidatos que perderem o documento, sendo necessário apresentação de Boletim de Ocorrência. O Plantão vai emitir um documento de identificação complementar, válido para o acesso aos locais de provas.

Atividades acadêmicas - em virtude da realização da 2ª fase do Vestibular da UEL, as atividades acadêmicas e administrativas no Campus Universitário sofrerão alteração nesta segunda-feira (4), ficando interrompidas entre às 11h30 e 14h30.

Nos centros onde serão aplicadas as provas (CCA, CTU, CCB, CCE, CESA, CCH, CECA e CEFE) as atividades serão interrompidas durante todo o dia. O Restaurante Universitário (RU) da UEL também não vai funcionar nesta segunda-feira, 4 de dezembro.

Já no dia 5, dia das Provas de Habilidades Específicas, ficarão interrompidas as atividades apenas no CECA, CTU e CESA. 

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.