Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O professor paranaense Rubens Ferronato está entre os 50 finalistas da premiação “Global Teacher Prize 2018”, considerada o “Oscar” da categoria. Os 10 finalistas serão conhecidos na primeira semana de fevereiro. No dia 18 de março, o vencedor será anunciado, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O ganhador vai receber US$ 1 milhão.

Rubens foi indicado ao Global Teacher Prize pelo material pedagógico Multiplano, desenvolvido no início dos anos 2000, enquanto o docente ainda fazia parte do Quadro Próprio do Magistério (QPM) do Paraná. Hoje, Rubens se dedica a pesquisas para aprimorar o projeto, cursos de formação continuada para professores de Matemática e trabalhos voluntários.

Um desses trabalhos é desenvolvido uma vez por semana na Escola Estadual Dom Pedro II, no Batel, em Curitiba. Rubens utiliza a ferramenta para auxiliar alunos cegos a aprenderem a disciplina de acordo com suas experiências e conhecimento. “Com esse trabalho voluntário consigo diagnosticar quais as dificuldades de aprendizagem que os alunos cegos possuem e com isso desenvolver ferramentas pedagógicas para que eles aprendam melhor”, disse.

O equipamento desenvolvido por Rubens facilita que alunos cegos aprendam os conteúdos da disciplina pelo tato. O Multiplano é composto por uma placa de metal e um disco perfurados que permite que os alunos fixem pinos e observem (alunos não cegos) e sintam pelo tato (alunos cegos) até 108 conceitos matemáticos. “O Multiplano foi desenvolvido a partir do conceito do desenho universal, ou seja, ele é acessível para estudantes cegos e não cegos, assim a Matemática fica mais acessível a todos”, afirmou.

PREMIAÇÃO – O primeiro lugar no Global Teacher Prize vai levar para casa um milhão de dólares em premiação, valor dividido em dez parcelas. Com o dinheiro, se vencer, Ferronato pretende levar a ferramenta pedagógica para escolas de 30 países. “Também quero reforçar o trabalho voluntário na escola e doar novos equipamentos que ajudem no aprendizado da Matemática”, disse.

Em 2017, entre quatro e sete alunos cegos foram beneficiados pelo trabalho desenvolvido por Rubens na Escola Estadual Dom Pedro. “É uma forma de aprender a ensinar e incluir a pessoa cega e facilitar seu aprendizado”, acrescentou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.