Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Honraria será entregue na próxima sexta-feira (26) em reconhecimento ao trabalho da londrinense com estudantes de Educação Especial

Na avaliação da professora Cristiane de Freitas, o estudante com deficiência física ou intelectual muitas vezes se limita porque é limitado pela sociedade. Essa convicção é reforçada diariamente pelas experiências da docente que dedica boa parte de seu trabalho a conscientizar esses alunos sobre a necessidade de não desanimar nos tropeços. Como resultado de sua atuação ela receberá, por iniciativa do vereador Vilson Bittencourt (PSB), o título de Cidadã Benemérita de Londrina em cerimônia agendada para a próxima sexta-feira (26), na Câmara Municipal. A concessão da honraria pelo Legislativo atende pedido da paraatleta Cristina Alves dos Santos, ex-aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde Cristiane trabalhou por 12 anos como professora de Educação Física.

Mestre em Educação com ênfase na área da Educação Especial e doutoranda, Cristiane também deu aulas de dança e recreação no Instituto Roberto Miranda. Atualmente ela trabalha no Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros, no Jardim Bandeirantes, região Oeste de Londrina, como diretora-auxiliar e professora da Sala de Recursos,  espaço que oferece atendimento especializado a alunos com deficiência matriculados no ensino regular. Segundo Cristiane, a sensibilidade para a área de Educação Especial foi despertada quando ela ainda era uma criança. “Eu tenho uma tia que ainda muito pequena caiu e ficou com uma lesão no quadril, com um membro inferior menor do que o outro. Na infância eu não entendia porque todo mundo corria, brincava, e ela não”, conta a docente.

Esporte

Ao longo dos anos de Apae, a professora trabalhou com a valorização do esporte como fator de inclusão e lutou pela participação dos alunos com necessidades especiais em campeonatos esportivos estudantis. “Eu que nem tinha habilidades nas mãos descobri, quando fui encaminhada para as aulas de basquete, que tinha mãos certeiras. Ganhei várias medalhas, pois incentivada pela professora Cristiane, participei de muitos campeonatos, municipal, estadual, nacional e também internacional”, diz a paraatleta Cristina dos Santos, que entre outras conquistas garantiu para o basquete brasileiro em 1992 o terceiro lugar na paraolimpíada mundial de Madri, na Espanha.

Para o vereador Vilson Bittencourt a homenagem concedida por meio da Lei 12.707/2018 e sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati ((PP) é mais que merecida e demonstra o reconhecimento do Legislativo à dedicação desta grande professora.  “A Cristina me procurou e relatou o carinho da Cristiane com os alunos. Fomos então visitar o colégio em que ela é diretora-auxiliar, conversamos com colegas de trabalho e todos relataram que ela é uma pessoa especial no trato com alunos”, conta Bittencourt. Conforme a Lei 11.538/2012, o título de Cidadão Benemérito é entregue a pessoa nascida em Londrina que “tenha se distinguido por feitos excepcionais em qualquer ramo de atividade, pelo seu extraordinário valor e exemplo como pessoa ou cidadão, pela concessão de benefícios de excepcional relevância ao município ou por notáveis feitos públicos em prol da comunidade londrinense, paranaense ou brasileira”.

Silvana Leão/Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.