Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 300 professores da rede municipal de ensino vão participar nesta terça-feira (18), das 19h às 21h30, da capacitação “Educação para a Diversidade e Cidadania”. A atividade será no auditório do SESC Londrina, localizado na Rua Fernando de Noronha, 264, Centro.

O curso atende os integrantes das comissões de diversidade das unidades escolares da rede municipal de ensino. Cada unidade contém uma comissão que é responsável por trabalhar a temática com os alunos, desde as crianças de 1º ao 5º ano até os participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da implementação de de práticas pedagógicas e com a intervenção em situações de racismo e preconceito.

Durante a capacitação, os educadores receberão informações em forma de palestra e oficina. Nesta terça-feira, o professor doutor em Ciências Sociais e mestre em História, Fábio Lanza, abordará a questão do ensino religioso. No primeiro encontro, realizado em março, os participantes aprenderam mais sobre  a “Cultura Indígena e Sabedoria Popular”.

De acordo com a profissional de apoio pedagógico de história, ensino religioso e diversidade da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Aparecida Candoti, o conteúdo trabalhado com os educadores é multidisciplinar. Todo o material didático e sugestões de leituras aos professores e alunos ficam disponíveis às unidades escolares e na plataforma moodle da Prefeitura, para que mesmo os educadores que não participam da capacitação possam ter acesso.

Entre os temas trabalhados durante os encontros estão a cultura popular, saúde, religião, grupos indígenas, idosos, festejos populares e regionalismos. A intenção é trazer conhecimentos não acadêmicos, que embasam o estudo científico e que podem ser utilizados no ensino do dia a dia na escola.

Eliane ressaltou que ao final do ano, quando é recebido o feedback dos professores, é perceptível  o crescimento dos que participam de capacitação. “Eles conseguem utilizar as ideias sugeridas durante o curso para inovarem em atividades em sala e criam novas possibilidades a partir daquelas dadas, o que contribui para a prática pedagógica deles”, contou.

A capacitação bimestral é uma parceria da Secretaria de Educação com o Laboratório de Estudos sobre as Religiões da Universidade Estadual de Londrina (LERR/UEL). Ela acontece sempre as terças-feiras, no SESC Londrina. Para este ano, já está completo o cronograma de atividades.

Cronograma de atividades

•    3 e 4 de maio – Ensino Religioso
•    30 de maio -  Festejos Populares
•    1º de agosto – Ensino Religioso
•    15 de agosto – Manifestações Artísticas e Populares
•    03 de outubro – Consciência Negra
•    14 de novembro – Educação das Relações Étnicos-Raciais.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.