Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

UniFil inaugura Laboratório de Robótica e coloca estudantes em contato com novas áreas da pesquisa tecnológica e da realidade de mercado

Robôs que andam, mexem as mãos, falam, piscam os olhos e até choram. São com essas e muitas outras habilidades que alunos de Ciência da Computação da UniFil passam a interagir desde o primeiro ano da graduação, com a inauguração do Laboratório de Robótica. É uma inovação do projeto pedagógico do curso que aproxima os estudantes da pesquisa tecnológica e da realidade mercado.

Os desafios para os alunos são ilimitados tanto no desenvolvimento de programações como na formatação física, diz o coordenador de Ciência da Computação, professor Sergio Tanaka. Ele explica que os 20 robôs comprados pela UniFil podem ser desmontados e montados novamente como animais, veículos, seres humanos e outros formatos. Na área de comandos, os estudantes vão criar sistemas e softwares para gerenciar as mais diversas habilidades.

“Logo no primeiro semestre os alunos passam a ter aulas práticas com os robôs, codificando softwares para gravar na memória das máquinas e dar vida a elas. As possibilidades são infinitas e, por isso, os estudantes têm a tarefa de desenvolver a criatividade, encontrar soluções tecnológicas e aplicá-las nos robôs. O Laboratório de Robótica coloca a UniFil num novo patamar no ensino de computação e áreas correlatas de estudos”, destaca o professor Tanaka.

Ele diz que nos quatro anos do curso o contato será permanente com os robôs, mas cita cinco disciplinas específicas para aprimorar competências dos alunos: Eletrônica, Sistemas Digitais, Programação, Robótica e Inteligência Artificial. “A evolução da inteligência artificial é muito rápida no mundo atual. Programas desenvolvem sensibilidade nas máquinas, deixando-as cada vez mais próximas dos humanos. Nossos alunos têm a oportunidade de trabalhar com essa vertente da tecnologia”, acrescenta.

Outro campo de aprendizagem para uso dos robôs é na automação industrial. “Os sistemas inteligentes já estão muito além das linhas de produção. Softwares embarcados são utilizados em equipamentos eletrônicos domésticos, em simples tarefas diárias das casas como abrir e fechar janelas, nos comandos internos de veículos e muitos outros hábitos do cotidiano. Cabe aos alunos criar novas aplicações”, comenta Sérgio Tanaka.

O Laboratório de Robótica da UniFil fica no Campus Sede da Avenida JK. Em breve também vai ser disponibilizado para desenvolvimento de habilidades dos alunos do Colégio Londrinense.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.