Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Oficinas práticas abrangem cursos sobre criação literária, artes performativas e artes plásticas; inscrições estão abertas

Estão abertas as inscrições para as oficinas práticas do projeto Bibliocircuito, que em 2022 celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e integra as comemorações dos 70 Anos da Biblioteca Pública de Londrina. As oficinas de criação literária, artes performativas e artes plásticas/visuais abrem essa nova etapa do projeto – a segunda dose da Vacina Antropofágica -, resultando em um encontro artístico com ritual de ocupação da Biblioteca no último final de semana de maio.

Todas as oficinas são gratuitas e acontecerão na Biblioteca Pública Municipal “Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza”, com inscrições antecipadas. O cadastramento deve ser feito pelo formulário http://forms.gle/Btbch5sXxV6uWgx6 e as informações complementares também estão disponíveis no Instagram @bibliocircuito.londrina e no Facebook.com/bibliocircuito. O prazo para inscrição termina na véspera do início de cada oficina.

O Bibliocircuito é realizado pela Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná (APD) e patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O projeto nasce com a ideia de estimular um circuito cultural a partir da Biblioteca Pública, valorizando a instituição como centro cultural ao promover cursos, debates, exposições e variadas manifestações culturais.

Nos dias 7 e 9 de maio (sábado, das 9 às 13 horas, e segunda-feira, das 18 às 22 horas), acontece a Oficina de Criação Literária com a escritora e jornalista Karen Debértolis. Partindo de ideias e conceitos especialmente explicitados no Manifesto da Poesia Pau-Brasil e no Manifesto Antropófago, pretende-se trabalhar a criação de textos que serão o ponto de partida para a uma produção coletiva de encerramento do projeto, contando com a deglutição/digestão/reapropriação/ressignificação dos textos pelos participantes das oficinas subsequentes.

Este encontro será aberto ao público em geral, com idade acima de 18 anos, e as vagas são limitadas.

A Oficina de Artes Performativas, com a atriz, cantora, diretora e arte-educadora Edna Aguiar, pesquisadora da cultura popular, está agendada para os dias 14 e 15 de maio (sábado e domingo) das 9 às 13 horas, também aberta ao público em geral, a partir dos 16 anos. Situada entre o teatro, a dança e a música, esta atividade pretende experimentar o corpo semiótico e fenomenológico como potência artística. Provocar a cidade, explorar as simbologias, desconstruir a palavra, reverberar nos corpos. Ritualisticamente.

Já a Oficina de Artes Plásticas/Visuais: Devorando Matéria, Costurando Personas, com o artista Alex Lima, será de 23 a 25 de maio (segunda a quarta), das 19 às 22 horas. Com atuação em artes visuais, teatro, figurino e cenografia, Alex vai trabalhar linguagens de artes plásticas visuais, artesanal, literatura, musical e teatral (figurino), despertando o potencial criativo, concreto, intuitivo e de autoexpressão dos participantes.

O reaproveitamento será o método para transformar materiais que seriam descartados em novas peças de arte, como figurinos, estandartes, cartazes e objetos cenográficos.

O projeto começou em fevereiro, com a oficina virtual Tupi or Nor To Be – Antropofagia e Modernismo, com Renato Forin Jr, que também assina a curadoria do evento ao lado da bibliotecária Sueli Bortolin e do historiador Marcio Carreri. A última etapa do Bibliocircuito será um evento de três dias, no mês de maio.

Asimp/BiblioCircuito

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.