Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Letramento Digital” deve atender 2 mil alunos da rede municipal; lançamento será nesta quinta-feira (7), com o ministro Paulo Alvim

Londrina vai receber, nesta quinta-feira (7), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, para lançamento do projeto “Letramento Digital”. A iniciativa de capacitação tecnológica será inaugurada às 10h na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, com participação do prefeito Marcelo Belinati e da secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.  A unidade escolar fica localizada na Avenida Máximo Peres García, 540, Jardim São Vicente Palotti. A vinda do ministro em Londrina é uma articulação da deputada Luísa Canziani.

O “Letramento Digital” será voltado a estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Médio, Técnico e Superior, além de professores e profissionais. Seu objetivo é promover a capacitação profissional e o desenvolvimento de competências para o uso apropriado das tecnologias da Indústria 4.0, por meio da aplicação de metodologias que possibilitem a disseminação do conhecimento.

Na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, já são executados dois projetos extracurriculares voltados à iniciação científica, o “WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware” e o Makerspace. Ambos foram selecionados para receber incentivo do programa “Garotas STEM: Formando Futuras Cientistas”, promovido pelo British Council em parceria com a Fundação Carlos Chagas. E, em março deste ano, a escola inaugurou o Espaço 4.0, laboratório de tecnologia e de produção criativa viabilizado por convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ).

O projeto piloto “Letramento Digital” será executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área da Companhia com negócios dedicados à educação. A realização se dará no âmbito do programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex.

Na primeira etapa do projeto, serão selecionadas 120 pessoas, entre estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior, professores e profissionais de variados perfis. Eles vão participar de capacitações em competências técnicas e comportamentais, as chamadas “hard skills” e “soft skills”, para que se tornem aptas a encarar os desafios e demandas da Indústria 4.0.

Juntamente com a equipe da Facti, esses 120 multiplicadores vão atuar na formação de até 2.000 estudantes do 4º e 5º ano das escolas municipais de Londrina. Nessas atividades, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades como criatividade, inovação, pensamento crítico e analítico, além de comunicação e empreendedorismo dentro da cultura maker.

Para isso, serão utilizadas soluções educacionais nacionais, como o Sistema QualiFacti, que é composto por metodologia de mapeamento de necessidades de capacitação, conjunto de documentos pedagógicos de referência e plataforma computacional de ensino e gestão. Além do Inventura, solução completa de Educação 4.0 voltada para o aprendizado de programação e que compreende livros com 24 atividades cada, mais kit hardware com BBC micro:bit, uma pequena placa programável.

O projeto Letramento Digital ainda pretende desenvolver e aprimorar habilidades variadas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), através de Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante (CLATP). Futuramente, o projeto piloto poderá ser levado a outras cidades e capitais brasileiras.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.