Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Colégio SESI Cambé foi premiado na Feira Ficiências realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 6 a 09/11, com dois terceiros lugares com os projetos: Radar de Escaneamento de Campos Eletromagnéticos por Arduino; Caracterização da Ação antifúngica da Farinha da Banana Verde no Armazenamento de Grãos.

Na 24ª Feira Ciência Jovem – Pernambuco que aconteceu entre os dias 06 a 09/11, o Colégio ficou em primeiro lugar com o projeto: Filtro de Sabugo de Milho para Retirada de Fármacos Residuais da Água Potável. Na Feira Ciência Jovem o colégio foi o único no Paraná que ganhou uma credencial para apresentar o seu projeto em Abu Dhabi- Emirados Árabes. Fora estes projetos também desenvolvidos mais um que é: Adaptoteca Experimental que também está concorrendo a premiação na Olimpíada de Ciências do SESI Paraná.

Resumo dos projetos:

Filtro de Sabugo de Milho para Retirada de Fármacos Residuais da Água Potável:

 

Colégio SESI Cambe, PR

O filtro produzido pelas paranaenses Camila Quasne e Kethelin Conti não é um filtro comum. Ele utiliza o sabugo do milho para garantir a absorção até de resíduos químicos. “Nosso estado é o principal produtor de milho do país e 18% deste produto é jogado fora. Ao mesmo tempo, nossas estações de tratamento não garantem a limpeza de resíduos químicos que ficam na água”, diz Camila. O grupo fez estudos, análises, testes… e criou um filtro que é acoplado à torneira e garante a limpeza dos resíduos químicos na água.

Radar de Escaneamento de Campos Eletromagnéticos por Arduino:

O dispositivo criado pelos alunos David Capelari e Matheus Basso, pode vir a ajudar a salvar vidas! Ele é capaz de identificar a presença de aparelhos eletrônicos através dos campos magnéticos emitidos, quando estes aparelhos como celulares, por exemplo, estão em ambientes hospitalares podem causar danos e falhas aos aparelhos que asseguram a vida dos pacientes, sendo um problema crescente chamado de Interferência Eletromagnética. Com o radar é possível fazer um escaneamento 360º do local e localizar, se houver, algum aparelho não permitido, evitando assim mal funcionamento dos aparelhos eletromédicos.

Caracterização da Ação antifúngica da Farinha da Banana Verde no Armazenamento de Grãos:

Pensando no desperdício de alimentos os alunos Guilherme Saldanha, Luana Bonjorno e Thaynara Aguilera desenvolveram um estudo sobre a ação antifúngica da farinha de banana verde frente ao fungo Aspergillus. O fungo Aspergillus produz uma micotoxina que causa inúmeros problemas de saúde e pode ser fatal, no caso de ingestão de alimentos contaminados. Hoje perde-se cerca de 30% da produção de grãos do país e grande parte se deve à contaminação pelo Aspergillus. De acordo com os experimentos realizados pelos alunos, com a utilização da Farinha de banana verde a proliferação do fungo é mínima e possui grande potencial para ser utilizado futuramente nos silos e sacas de grãos.

Adaptoteca Experimental:

Um trabalho realizado pela equipe da Olimpíada de ciências da natureza, busca promover a inclusão de deficientes visuais nas aulas das disciplinas de Química e Física. A criação e construção de modelos, protótipos e experimentos adaptados, vem para tornar o aprendizado mais significativo para o deficiente visual.  De todas as deficiências, a visual é aquela com maior porcentagem no país e também na cidade de Cambé, que de acordo com o Censo possui 16.302 deficientes visuais.

Muitas vezes consideradas as matérias mais difíceis, a Química e a Física são disciplinas com conteúdos que precisam de um alto grau de abstração e apelo visual, o que as deixavam mais longe da compreensão dos deficientes visuais, mas com a criação dos protótipos multissensoriais, os alunos com deficiência visual podem, através do tato e outros sentidos aprender sobre os conceitos da Óptica, trajetórias em lançamentos Oblíquos, Modelos Atômicos, entre outros.  Segue link para acessar o material feito: https://issuu.com/colegiosesicambe/docs/conhecer_para_incluir_-_cartilha_vi

Gisele Cristina Moro Hesnauer/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.