Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Formação é ideal para atender as demandas da indústria 4.0

Um equipamento capaz de produzir desde objetos de decoração até próteses e órgãos. A “máquina dos sonhos e da inovação” materializa praticamente tudo o que a imaginação quiser e pode ser a tecnologia que faltava para dar vazão a novos produtos, componentes e soluções em todos os campos. E por falar em negócios, a estimativa é que o segmento de impressão 3D movimente U$40 bilhões até 2027. Para antecipar e atender as novas demandas do mercado, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Londrina desenvolveu o curso Impressão 3D na Prática, que contempla 20 horas/aula de conhecimento teórico e prático sobre a tecnologia. 

Para Roberto Masahiko Aoki, professor de Engenharia de Produção e coordenador do curso, essa tecnologia já está mais próxima do que imaginamos. A razão é a substituição de métodos tradicionais de produção que ainda utilizam várias etapas e máquinas, agilizando o processo. Já é esperado, por exemplo, que até 2025 um automóvel completo seja produzido por meio da impressão 3D. A produção de modelos e protótipos com esse método acelera o projeto de novos produtos, o que significa maior competitividade e o recurso é acessível, fomentando pequenos negócios e startups.

 “No curso Impressão 3D na Prática, iremos conhecer os conceitos que envolvem essa tecnologia, os materiais usados e as aplicações nos diversos segmentos de negócio. Mas, se você está procurando um hobby ou se quer produzir seus próprios ‘action figures’, aqui também será o seu lugar”, adianta Aoki.

O curso de extensão é semipresencial em razão da pandemia, mas contempla conhecimento teórico e prático. Os participantes irão experimentar como preparar a impressora e colocá-la para funcionar. As inscrições já estão abertas no site da Universidade.

Inscrições abertas: www.pucpr.br/cursos-extensao/impressao-3d-na-pratica

Processo de Modelagem do objeto a ser impresso: polia de carga (Arquivo PUCPR Londrina)

Conjunto de polias fabricadas com impressora 3D (Arquivo PUCPR Londrina)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.