Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Candidatos que não conseguiram realizar o processo online terão mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior; prova está marcada para o dia 30 de janeiro

Com o avanço da vacinação e a queda no registro de novos casos de Covid-19 no país, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vai realizar, no dia 30 de janeiro de 2022, processo seletivo presencial para ingresso ainda no primeiro semestre. As provas serão realizadas em Curitiba, Londrina e Toledo e abrangem os cursos em modelo presencial dos três câmpus da instituição, exceto Medicina.

Durante a aplicação do vestibular, serão observadas todas as recomendações dos órgãos sanitários para a prevenção do novo coronavírus, com a desinfecção constante das superfícies mais tocadas e disponibilização de álcool em gel. O candidato deverá utilizar máscara durante todo o período de permanência na PUCPR e não poderá realizar a prova se apresentar temperatura superior a 37,8°C.

 “Desde o início da pandemia seguimos sempre a recomendação dos órgãos de saúde responsáveis, e agora não é diferente. Com a redução no número de casos da doença e a elevada taxa de imunização no Brasil - mais de 66% da população totalmente vacinada - e os decretos atuais nos permitem realizar o vestibular presencial. Da mesma forma, planejamos retornar às aulas presenciais já no início de 2022, em março, se a situação permitir” afirma Cristina Pastore, Diretora de Marketing da PUCPR.

O processo seletivo terá quatro horas de duração e será composto por prova objetiva e uma redação. São 40 questões de múltipla escolha, das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Biologia, Química, Matemática, Física, História, Geografia, Filosofia e Língua Estrangeira. As provas serão aplicadas em 30 de janeiro de 2022, a partir das 13h, e o resultado será divulgado no dia 02 de fevereiro.

As inscrições e o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 40, devem ser efetuados até 21 de janeiro de 2022, no site da PUCPR, onde também está disponível o edital com todas as informações referentes ao processo seletivo: https://multiversidade.pucpr.br/.

Outras formas de ingresso

Além do vestibular presencial, a PUCPR está com inscrições abertas para outras formas de ingresso: vestibular agendado – nas modalidades presencial e online –, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência, ingresso para diplomados e American Academy. 

Em ambas as modalidades de vestibular agendado, a prova será composta de 20 questões de múltipla escolha e redação, sendo que o candidato terá duas horas para realização da prova, incluindo o tempo para o preenchimento dos campos destinados às respostas. Já para o ingresso via Enem, o candidato deve ter realizado o exame a partir de 2015, ter nota superior a 450 e não ter zerado a redação.

Ainda, é possível ingressar na Universidade por transferência externa, para o mesmo curso ou para uma graduação diferente. E quem já possui um diploma do ensino superior pode iniciar uma segunda graduação na PUCPR sem necessidade de realização do processo seletivo.

O American Academy, por sua vez, é uma parceria da PUCPR com a Kent State University, uma das maiores universidades dos Estados Unidos. O programa permite ao estudante ingressar no ensino superior sem a necessidade imediata de escolher um curso, vez que tem como base o modelo de Liberal Arts Education, com grade curricular que engloba disciplinas de diversas áreas do conhecimento, como Artes, Ciências Naturais, Comunicação, Filosofia, entre outras. 

As disciplinas são ministradas em aulas em inglês na PUCPR, em turno integral. Ao concluir três anos de estudo, o universitário deve escolher se deseja terminar a graduação no Brasil, em Curitiba, ou nos EUA, na Kent State, com mais de 300 opções de cursos à disposição. A seleção para o American Academy contempla análise de documentos com requisitos mínimos e entrevista.

Ascom/PUC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.