Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Termo de cooperação foca no desenvolvimento da pesquisa e da inovação no estado

Na sexta–feira, dia 16, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC–PR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Positivo (UP) assinaram o termo de cooperação que oficializa a criação do Quadrilátero Acadêmico de Pesquisa e Inovação. A solenidade contou com a presença dos reitores da UFPR, PUC–PR e UP, da vice–reitora da UTFPR e de representantes das agências de inovação das instituições e do setor produtivo.

Pesquisadores das quatro universidades já vinham realizando cooperações bem sucedidas como, por exemplo, os trabalhos sobre sustentabilidade desenvolvidos junto à prefeitura de Curitiba. Agora, o termo solidifica esse tipo de apoio e torna perene o laço entre as instituições de ensino superior.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, contou que, ao longo dos anos, houve uma aproximação natural entre as universidades. "O sistema de educação superior do Paraná é um dos melhores do país. A partir de hoje, formalmente, as quatro maiores universidades de Curitiba vão trabalhar juntas. Nossas agências de inovação já foram aproximadas e já estão trabalhando em projetos para atrair empresas, gerar startups, para fazer o ciclo da inovação acontecer".

Segundo o documento, o acordo busca estabelecer um fórum para ações conjuntas e colaborativas, especialmente para a promoção da pesquisa e da inovação; conceber e implementar medidas representativas perante a sociedade e os poderes público e privado; e cooperar técnica e cientificamente para a execução de projetos visando o desenvolvimento sustentável de Curitiba e do estado do Paraná.

"A UFPR é a nossa irmã mais velha e nós seguimos seus passos", afirmou a vice–reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, destacando o pioneirismo da colaboração entre as instituições. "Esta aliança é estratégica para tentar melhorar o nosso país. Nós não temos que competir. Em tempos de crise, a união é fundamental".

José Pio Martins, reitor da UP, reiterou a importância de trabalhar juntos. "Esta união começou com projetos muito tímidos, com algumas equipes trabalhando em parceria com a prefeitura", contou. "Respeitando nossas limitações, esse é um acordo que pode dar muitos frutos".

O reitor da PUC–PR, Waldemiro Gremski, lembrou que a UFPR é decana não apenas do Paraná, mas do Brasil. "Este é um dia memorável; é, simbolicamente, o maior acordo já feito entre as universidades", declarou. Gremski disse, ainda, que a iniciativa derruba as paredes que poderiam impedir a colaboração dos pesquisadores das instituições. "Com certeza o Quadrilátero Acadêmico será um termo de cooperação que vai dar certo".

Akel Sobrinho destacou, ainda, a importância da consonância entre a academia, o setor produtivo e o governo. "Nós queremos tornar essa sinergia das quatro universidade num ativo estratégico para o estado do Paraná, para desenvolvê–lo social e economicamente, atrair investimento, para que possamos fazer planejamento de longo prazo e para que possamos ser, de fato, uma grande solução para os problemas da sociedade".

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.