Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todas as escolas e creches do Município contam com seu próprio Plano de Biossegurança, que fornece diretrizes para a prevenção da transmissão do novo coronavírus

A partir da próxima quinta-feira (3), após o recesso de Carnaval, todos os alunos das escolas e creches municipais que não possuam comorbidades ou restrições médicas deverão retornar ao ensino presencial. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25), em entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a presença dos secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e de Saúde, Felippe Machado.

Desde o início do ano letivo, em 7 de fevereiro, cerca de 98% das famílias de crianças já optaram pela adesão ao sistema presencial, que é facultativa até o fim deste mês. Durante a coletiva, as autoridades destacaram que o cenário epidemiológico é propício para o retorno, salientando que a incidência de casos de Covid-19 nas unidades da rede municipal de ensino é consideravelmente mais baixa do que a do município em geral.

“Enquanto que, em fevereiro de 2022, 15.119 casos positivos foram confirmados em Londrina, o que equivale a 2,65% da população da cidade, o total de casos na rede municipal de ensino foi de 425 para uma população de 51 mil pessoas, entre alunos e servidores. Isso equivale a 0,83% dessa população, e é importante ressaltar que todos os casos positivados tiveram origem fora das escolas e creches, não tendo ocorrido transmissão nas unidades de ensino”, afirmou a secretária municipal de Educação.

Moraes também frisou que nenhuma escola precisou ser fechada devido à incidência de casos positivos, e que somente oito turmas, dentre as 2.311 que integram a rede, foram suspensas em fevereiro. “Nessas três semanas de volta às aulas, observamos que as crianças têm usado as máscaras e respeitado as demais normas de proteção. Caso um aluno teste positivo ou apresente sintomas respiratórios, ficará afastado durante o período indicado pelo médico e fará as tarefas em casa, tendo atividades de reposição posteriormente. Essas regras têm sido obedecidas pelas famílias, que devem sempre avisar aos professores caso a criança tenha algum sintoma”, pontuou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, salientou que a pasta tem acompanhado de perto os números relativos à rede municipal de ensino, e frisou que essa colaboração continuará. “Até o momento, quase 20 mil crianças já foram vacinadas em Londrina, o que fornece uma proteção importante para elas. Isso se soma às segundas e terceiras doses que já foram aplicadas nos professores, servidores da rede municipal de ensino e membros das famílias dos alunos”, destacou.

Plano de Biossegurança

Para garantir a segurança das crianças, cada unidade elaborou seu próprio Plano de Biossegurança, que fornece orientações e diretrizes relativas à prevenção da transmissão do novo coronavírus. O planejamento inclui detalhes como procedimentos específicos para a entrada e saída dos estudantes e o horário do lanche, de forma a evitar aglomerações.

Além disso, como determinado pela Secretaria de Educação, o uso de máscaras de proteção é obrigatório para alunos acima de dois anos, professores e demais servidores que atuam nas creches e escolas, e cada local deve disponibilizar álcool em gel para as crianças.

Reforço escolar

Com o objetivo de auxiliar as crianças que apresentam atrasos ou dificuldades de aprendizado relacionadas ao período em que estiveram no ensino remoto, a SME conduzirá, a partir de março, um grande programa de recomposição de aprendizagem.

Segundo a secretária municipal de Educação, a iniciativa é indicada por especialistas que analisaram países que se recuperaram de situações graves, como guerras, e utilizaram estratégias semelhantes. “Mapeamos todos os alunos e as escolas vão trabalhar de forma diferenciada, respeitando as características individuais e necessidades de cada criança”, disse.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.