Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa nomeou mais 296 novos professores da rede pública estadual, remanescentes do concurso público realizado em 2013. “A educação tem sido nossa prioridade e esta nomeação é mais um exemplo do nosso compromisso com o magistério estadual”, afirmou o governador. 

A assinatura do decreto de nomeação confirma o acordo feito pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e pela secretária da Educação, Ana Seres, com a direção da APP-Sindicato. A posse dos novos educadores deve ser marcada para o fim deste mês ou início de maio. 

Governo e representantes dos professores estaduais têm se reunido periodicamente no último mês. Na noite de terça-feira (19), por exemplo, os secretários receberam a APP-Sindicato no Palácio Iguaçu, para mais uma rodada de negociações da extensa pauta de reivindicações da categoria. O encontro teve a participação do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli. 

O chefe da Casa Civil disse que há total interesse em dar andamento às demandas do magistério, mas pediu que o sindicato estabeleça as prioridades que podem ser avaliadas pela equipe administrativa do Estado dentro das possibilidades financeiras do Executivo. 

MOMENTO DELICADO - “Temos que preservar os avanços, garantir o salário em dia de todos os servidores. Não podemos assumir compromissos que não podem ser honrados”, explicou Rossoni, ressaltando que a crise econômica afeta a arrecadação de todos os estados. “Apesar do equilíbrio nas nossas contas, o momento é delicado. Estamos agindo com prudência porque não sabemos aonde vai chegar essa crise”, disse. 

Em relação ao pagamento das promoções e progressões aos professores, uma das principais demandas apresentadas pelos sindicalistas, a secretária da Educação esclareceu que já solicitou um estudo para pagamento escalonado desses benefícios assim que as finanças permitam. Ela explicou que o orçamento da Educação deste ano é de R$ 7,8 bilhões, sendo que somente a folha de pagamento já consome R$ 6,5 bilhões do total. 

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli, sugeriu uma avaliação para que a implantação das promoções e progressões seja feita por grupos, considerando disponibilidade de receita e critérios que podem ser estabelecidos em conjunto. 

SOLUÇÃO – A secretária Ana Seres destacou que diversas solicitações do sindicato já estão sendo atendidas pelo Estado, como a realização de concursos públicos para funcionários da educação e a oferta da dobra de padrão aos professores, o que permite ampliação da jornada de trabalho. “Novos professores estão sendo nomeados e os protocolos de concursos para servidores estão tramitando”, destacou. 

Novas rodadas de negociações com o sindicato foram marcadas com a APP-Sindicato. Nesta sexta-feira (22) e na próxima terça-feira (26), haverá reuniões com a equipe de Recursos Humanos da Secretaria da Educação. Na segunda-feira (25), as conversas prosseguem na Secretaria da Fazenda, com foco nas finanças do Estado.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.