Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Kit, que já é exportado para Portugal, vai ajudar psicólogos e professores a trabalharem questões emocionais e sociais, com linguagem apropriada à faixa etária; lançamento será no dia 5 de março

Com o apoio do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, uma inciativa Sebrae Nacional, e do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), a psicóloga Maria Salete Arenales-Loli lançou o kit “A Máquina do Faz e Refaz”. O produto é composto de um jogo lúdico e de um livro, que orienta os profissionais a trabalharem, em grupo ou individualmente, questões sociais e emocionais junto aos adolescentes. O lançamento será no dia 5 de março, na loja Ciranda, que fica na Rua Jorge Velho, nº 48, às 10 horas.

O kit é fruto da tese de doutorado da psicóloga londrinense, que também acumula 20 anos de experiência prática no atendimento clínico de pacientes adolescentes. “Trata-se de um material exclusivo, que foi idealizado a partir de uma necessidade de mercado, carente de materiais específicos para o atendimento desse público, vislumbrada durante a concepção da minha tese de doutorado”, explica Maria Salete. Ela enfatiza que o produto, que já é exportado para Portugal, já possui direitos autorais adquiridos. “As próximas edições também serão traduzidas para o inglês e para o espanhol.”

“A Máquina do Faz e Refaz” poderá ser utilizada nas clínicas de psicologia e nas escolas, com objetivos distintos. O ponto de partida para o trabalho é a elaboração de uma caixa, onde os alunos vão colar figuras que representem a sua pessoa, ou seja, “quem é e como se vê”. Nas laterais da caixa devem ser coladas figuras que dizem respeito aos desejos, “as coisas que você quer para você”. Por fim, no fundo da caixa, devem ser coladas as figuras que representam “coisas e atividades que pertencem ao seu passado”.

O Kit é comporto por um livro ilustrado “A Máquina do Faz e Refaz”, que relata a história de um garoto da geração Y que pede aos pais que lhe compre tal Máquina, além de um manual com recortes da tese de doutorado da autora do projeto, que está dividido em duas partes: uma direcionada para os profissionais da área de educação e outra para os psicólogos. “O livro descreve o funcionamento da Máquina que nos possibilita, quando não gostamos de algum resultado em nossas vidas, retornar ao passado e então refazer o que foi feito, alterando nossas ações e escolha. Trata-se da nossa capacidade de pensar e refletir sobre os sinais que a vida nos envia e a proposta do kit é o de exercitar essa máquina que temos dentro de nós”, conta Maria Salete.

Ela acrescenta que o material pode ser utilizado por outros profissionais, como os terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, entre outros da área de saúde que lidam com pré-adolescentes.

O Kit será comercializado em Londrina nas livrarias Sapiens e Curitiba e também poderá ser adquirido na internet, no site www.arenalesbooks.com.br.

Conceito de Startup

“A Máquina do Faz e Refaz”, um dos produtos da empresa Arenales Books, foi supervisionado pelo Sebrae/PR, que possui uma linha de atendimento voltada exclusivamente para as startups, que são empresas ancoradas em um modelo de negócios repetível e escalável. “Essa empresa mostra que qualquer projeto que possa ser replicado em grande escala pode ser tratado como uma startup. As startups não precisam ser necessariamente empresas de base tecnológica, ligadas ao setor de tecnologia da informação (TI)”, argumenta Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR.

Dentro da linha estratégica das startups, Maria Salete Arenales-Loli teve a oportunidade de participar de várias soluções oferecidas pelo Sebrae/PR, como a implementação da plataforma Canvas (uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes), da Trilha de Aceleração (um ciclo de workshops que ajudam a potencializar empresas inovadoras, que seguem o modelo de negócio escalável com potencial de lucro rápido) e do Sebraetec, que oferece suporte técnico e aporte financeiro para a execução de projetos inovadores. “O Sebraetec viabilizou toda a parte do layout da caixa. Graças aos parceiros, nossa empresa consegue ficar viva”, diz Maria Salete.

Ela contou ainda com a contribuição da PEIEX, responsável pelo fomento de informações, que ajuda no gerenciamento e capacitação das empresas. “Aprimoramos os conhecimentos para estruturar a empresa e torná-la competitiva. Acreditamos que o projeto que está sendo lançado pela Aranales Books é extremamente inovador. A ideia foi discutida com outros parceiros, como o Sebrae/PR e o Senai Londrina e o projeto está bem estruturado”, informa Danubia Milane, monitora da PEIEX.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.