Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Educação irá promover, nesta quarta-feira (2), das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30, a última fase do Festival Londrinense de Matemática (Etapa Londrina - Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas) com a participação das turmas vencedoras na Etapa Regional, realizada em maio. Será na Unicesumar, que fica na Avenida Santa Mônica, 450. Nesta fase irão participar cinco grupos de cada período (manhã e tarde), selecionados na Etapa Regional. Os alunos vencedores receberão um prêmio, que deverá ser um jogo matemático.

O festival está sendo realizado desde abril, em diversas etapas, com o objetivo principal de mobilizar os alunos dos quintos anos para o estudo da Matemática. O evento caracteriza-se pela organização dos alunos dos quintos anos em grupos de quatro estudantes, para participarem de jogos e resolverem problemas matemáticos, no âmbito das unidades escolares e em espaço coletivo.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o objetivo é incentivar o estudo da matemática entre os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental e contribuir para integrar as unidades escolares em atividades que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina. “Também visa elevar o nível de proficiência matemática em avaliações externas, como a Prova Brasil”, ressaltou.

Ao todo se inscreveram para participar do Festival 63 escolas, com aproximadamente 4.450 alunos participantes. Segundo Regina Aparecida de Oliveira, do Apoio Pedagógico de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa tem sido um sucesso entre os alunos. “Os professores contaram que os estudantes estão motivados por participar dos jogos, da resolução de problemas e interessados em aprender a matemática, de uma forma lúdica e significativa”, contou.

Histórico - O evento ocorreu em etapas. Em todas elas os alunos participam de um jogo e resolvem 10 problemas. A Etapa Experimental (Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas na sala de aula I), que aconteceu em abril, foi um período de experimentação e adaptação dos alunos à metodologia para o trabalho com jogos e resolução de problemas em grupos.

De 2 a 5 de maio foi realizada a 1ª etapa (Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas na sala de aula II). Esse período constituiu oficialmente o início do Festival. A 2ª etapa aconteceu no dia 17 de maio (Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas na escola). Esta fase selecionou as equipes finalistas das escolas para a Etapa Regional.

De 22 a 26 de maio aconteceu a Etapa Regional em cinco escolas da rede municipal, nas regiões sul, norte e leste. Nesta fase cada escola participou com duas turmas de quatro alunos (manhã e tarde) e os alunos vencedores foram premiados com uma medalha. Participaram 38 escolas e foram selecionados os grupos que participarão da etapa final.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.