Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Técnicos pedagógicos do Departamento de Educação Especial (DEE) debateram a construção de uma política de fortalecimento do atendimento ofertado pela Secretaria de Estado da Educação aos estudantes surdocegos. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria, em Curitiba, e reuniu técnicos pedagógicos do Departamento de Educação Básica (DEB), da Educação de Jovens e Adultos (DEJA), Departamento de Gestão Escolar (DGE) e profissionais surdos, cegos, surdocegos e pesquisadores da área. 

Durante a palestra os funcionários tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre as especificidades da surdocegueira e suas alternativas de comunicação. O objetivo do encontro foi estruturar e expandir a proposta de atendimento e oferecer a capacitação aos novos professores que atuam na área.

A Secretaria de Estado da Educação já atende estudantes surdocegos que recebem o Atendimento Educacional Especializado/AEE de um professor guia-intérprete, profissional responsável pela intermediação entre o estudante e professor em sala de aula. No contraturno os alunos recebem atendimento complementar à escolarização e participam de atividades pedagógicas em Centros de Atendimento Especializados (CAEs) da surdocegueira. 

Nos CAEs os estudantes participam de atividades especializadas, como orientação e mobilidade da vida autônoma, por exemplo. “Há necessidade de identificar às especificidades do estudante surdocego, desde a Educação Infantil num trabalho integrado com a rede municipal para o desenvolvimento de um trabalho mais efetivo que assegure a esse estudante a qualidade de ensino de vida e autonomia social”, frisou Marisa Feitosa, chefe da educação especial da Secretaria. “O objetivo final é definir os parâmetros que irão orientar o trabalho pedagógico no atendimento a esses estudantes”, concluiu Marisa.

Seed-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.