Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudar a língua alemã abre portas para o mundo e ajuda a entender melhor a cultura de outros países. É essa a motivação que levou as embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça - em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil, a realizarem a segunda edição da Semana da Língua Alemã, com mais de 400 eventos em todo o Brasil, de 31 de março a 8 de abril.

A Semana da Língua Alemã 2017 reunirá atividades culturais e educacionais para a população de todo o país, de todas as idades. Nas principais capitais e cidades brasileiras serão apresentadas mais de 400 atividades - 112 eventos educacionais, 85 mostras de cinema, 46 exposições, 51 shows, 44 palestras, 31 eventos gastronômicos, 25 literários, 13 peças de teatro, 9 recepções comemorativas e 8 eventos de dança. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a importância, benefício e a diversidade do idioma alemão de forma prática e acessível.

Para o cônsul-geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, a segunda edição da Semana da Língua Alemã é uma iniciativa importante para promover o ensino da língua em todo o Brasil e levar ao conhecimento dos brasileiros como, onde e de que forma ele pode se beneficiar com o aprendizado desse idioma, que é o mais falado na Europa. “Além de ser uma ferramenta única para conhecer mais de perto a cultura dos países que falam alemão, incluindo a própria Alemanha, aprender a língua possibilitará aos brasileiros ingressar em colégios e universidades que adotam o idioma e trabalhar em países europeus e corporações internacionais”, afirma Axel Zeidler.

Alguns destaques da programação do estado do Paraná são em Curitiba: “Estudar na Alemanha, como?”; “Cinema Contado para Crianças; filme-debate “Stefan Zweig nas Américas” sobre o escritor austríaco; “Aula Demonstrativa de Alemão para Iniciantes”. Em Guarapuava: “Almoço Típico da Culinária Alemã seguido de apresentação de danças alemãs”. Em Marechal Cândido Rondon a exposição “Cidades e paisagens alemãs”. Em Pinhais a exibição dos filmes “Schellen-Ursli” e “Z’Alp”. Essas cidades e também Londrina, oferecem ainda diversas outras atividades artísticas, educacionais e gastronômicas.

Por que aprender alemão? – Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros no idioma. O alemão é a língua mais falada na Europa. Sendo assim, o evento pretende tornar o idioma, que facilita o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia, mais conhecido e popular para os brasileiros.

A cada ano mais pessoas se interessam em aprender o alemão. O domínio dessa língua é uma grande vantagem no mercado de trabalho. Outro objetivo da Semana da Língua Alemã é mostrar que aprender alemão é mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Hoje, 135 mil brasileiros já estão aprendendo.

O idioma também é importante nas ciências. Saber alemão torna muitas obras literárias e filosóficas mais acessíveis como Goethe, Schiller, Thomas Mann, Max Frisch, Immanuel Kant, Hegel ou Sigmund Freud.

Confira a programação por região: www.semanadalinguaalema.com.br

(RDiniz Comunicação)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.