Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa visa colaborar com a diminuição da escassez de mão de obra no setor

Cursos na modalidade presencial conectado estão com inscrições abertas para todo o Paraná. As aulas iniciam no dia 13/12

Para atender a rápida necessidade do setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em relação a profissionais habilitados para trabalhar na área, o Senai Paraná vai ofertar 79 cursos gratuitos nas linhas de aperfeiçoamento, aprendizagem e qualificação profissional, para atuação no mercado de TIC.

Já com matrículas abertas para todos o estado e aulas a partir do dia 13/12, a instituição está com 600 vagas abertas, que serão divididas igualmente para os cursos de aperfeiçoamento profissional em Fundamentos Técnicos de TI; Gestão de Infraestrutura e Serviços de TI; e Introdução à Programação de Sistemas. Para estes três cursos, as aulas serão realizadas ao vivo na modalidade presencial conectado, por meio da plataforma Microsoft Teams, até o dia 22/12, das 19h às 22h30.

 “O Brasil forma, em média, 46 mil pessoas por ano com perfil tecnológico, segundo dados da Brasscom e os números mostram a necessidade de formação de mão de obra qualificada no curto prazo. De 2019 para cá, já estamos com um déficit acumulado de 72 mil novos profissionais para o setor de TIC e, se nada for feito, até o final de 2024 a área terá acumulado uma lacuna de 144 mil postos vagos”, afirma Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócios dos Sistema Fiep.

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem hoje mais de 14 milhões de pessoas desempregadas e a pandemia agravou esse cenário. Por outro lado, o home office, a necessidade de conexão por meio da internet e o aumento no volume de serviços digitais explodiu a busca por profissionais da área da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

 “Como provedor de soluções industriais e atuando fortemente na formação e desenvolvimento de profissionais para atender às demandas do mercado, o Senai Paraná abriu a sua oferta de cursos gratuitos na área de TIC para que as pessoas interessadas possam ingressar no mundo do trabalho e se desenvolver profissionalmente”, completa Jacielle.

As inscrições para os cursos de aperfeiçoamento profissional em Fundamentos Técnicos de TI; Gestão de Infraestrutura e Serviços de TI; e Introdução à Programação de Sistemas, podem ser feitas até o dia 13/12 no site www.sistemafiep.org.br/gratuidade. Ao todo, são 600 vagas gratuitas, sendo 200 vagas para cada um dos três cursos.

Podem participar pessoas a partir de 14 anos com ensino fundamental completo e não há necessidade de conhecimento prévio na área. Dúvidas quanto ao processo de inscrição podem ser esclarecidas com a unidade Senai Dr. Celso Charuri, por meio do telefone, (41) 98729-5409.

Maringá e Londrina terão cursos gratuitos na área de TIC a partir de 2022

A partir de 2022, o Senai Maringá CTM também irá ofertar cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A unidade irá abrir inscrições para o curso autoinstrucional intercalado com aulas ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams, na área de Programador FullStack. Para quem reside na cidade de Maringá e região, a instituição também está organizando as inscrições para o curso presencial de Programador e Operador de Manufatura Avançada e para os cursos semipresenciais de Aprendizagem Técnica em Internet das Coisas e Aprendizagem Técnica em Cybersistemas para Automação.

O Senai Londrina, cidade que é polo de Tecnologia de Informação e Comunicação no Estado, irá concentrar a oferta de 72 cursos gratuitos nas linhas de qualificação e aperfeiçoamento profissional para formação e capacitação de mão de obra para a área. Além de oferta nas modalidades presencial e semipresencial, a unidade ainda abrirá matrículas para cursos autoinstrucionais e presenciais conectados com aulas ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams, para que qualquer pessoa no Estado possa participar e se capacitar profissionalmente. Cursos como Programador Web Mobile; Programador FrontEnd; Programador BackEnd; Programador de Inteligência Artificial; Programador de Sistemas e Automação de Processos de TI entre tantos outros integram a lista. A data para matrículas e início das aulas, assim como número de vagas disponíveis para cada um dos 72 cursos, serão divulgadas a partir de 2022.

Andressa Ferrarini Galeb/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.