Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prêmio de Práticas Inovadoras em  Educação – edição 2015 reconheceu importantes iniciativas nas áreas de Sustentabilidade,  Inclusão Social e  Pedagógica

Projetos educacionais transformadores realizados por instituições de ensino particular do Paraná ganharam reconhecimento com a primeira edição do Prêmio de Práticas Inovadoras em  Educação. A iniciativa lançada pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) premiou 12 projetos em quatro categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental I;  Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular e Ensino Técnico Profissionalizante;  Educação Superior; e Cursos Livres de qualquer natureza.  Dentro da temática inovação, os projetos participantes contemplaram os subtemas Inovação em Sustentabilidade, Inovação em Inclusão Social ou Inovação Pedagógica.

A revelação dos ganhadores aconteceu no dia 13 de novembro, durante cerimônia no Espaço Torres, que contou com a presença de mais de 250 pessoas e do Conselho Diretor do Sinepe/PR.  Ao todo, concorreram ao Prêmio 31 projetos de escolas privadas associadas. Dentre as iniciativas vencedoras, há experiências voltadas  para aprimorar o ensino e propostas para melhorar as relações pessoais dentro das escolas.

“Nosso objetivo com o Prêmio foi instigar outras escolas por meio desses exemplos, para que elas sejam estimuladas a perseguir a implantação de uma cultura em que esses três temas sejam relevantes para a instituição. O propósito é  divulgar essas práticas, para que tenhamos uma sociedade mais equânime e discentes melhor preparados para um mundo cada vez mais competitivos, globalizado e carente de bons valores”, informa o presidente do Sinepe/PR, Jacir J. Venturi.

Segundo o presidente do Sinepe/PR, no Paraná, são 1.790 instituições privadas de ensino regular que atendem 690 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior, o que corresponde a 18,3% das matrículas na Educação Básica e aproximadamente 76% nas faculdades. Além destas, existem as academias, cursos livres e escolas de idiomas, que, juntas, contabilizam cerca de 2.500 instituições no Estado.

Conheça os projetos dos primeiros colocados de cada uma das quatro categorias na edição 2015:

Categoria 1 - Educação Infantil e Ensino Fundamental I

1º lugar: Escola O Pequeno Polegar (São José dos Pinhais); projeto Territórios de Aprendizagem

Resumo: O projeto teve início em 2012, a partir da observação dos professores em relação a algumas crianças do Ensino Infantil que apresentavam imaturidade e atraso no desenvolvimento da coordenação motora fina, criatividade, imaginação, formulação de novasideias e soluções de problemas. Após a escola perceber que os alunos não chegavam preparados para o Ensino Fundamental e os pais estavam cobrando resultados mais cedo que o normal, o projeto focou no objetivo de tornar o ensino mais significativo; abrir espaço para investigação e descoberta; desenvolver a coordenação motora fina através de trabalhos manuais; melhorar o relacionamento, a interação e os conflitos.

Direcionado à crianças de um a cinco anos, o projeto é realizado uma vez por semana, com duração de 1 hora e 50 minutos. O programa consiste em atividades montadas ao ar livre para os alunos brincarem, interagirem e produzirem conhecimentos e desenvolverem a concentração. As atividades são: pinturas, madeira circulante, bolinhas molhadas, pedras, grãos, argila, areia colorida, alinhavos móveis, entre outros.

Para desenvolver esse modelo, a fundadora e diretora da escola Teresinha de Fátima Andriguetto realizou uma intensa pesquisa por meio de estudos de campo através de visitas técnicas na Argentina e na Itália. Após a coleta de informações foi realizada a capacitação dos professores. Os principais desafios foram: quebrar paradigmas, estimular as crianças através de uma formação humanística com vivências, conteúdos técnicos, fotos, relatos e cursos.

Com a ideia formulada e pronta para ser colocada em prática, os pais dos alunos tiveram conhecimento dos benefícios pedagógicos do projeto por meio de reuniões, folders e das mídias sociais.

Categoria 2 – Fundamental II e Médio

1o lugar: Colégio Marista Paranaense (Curitiba); projeto Resgatando Gentilezas

Resumo: O projeto iniciou em março de 2014, a partir de situações vivenciadas pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e professores do Colégio Marista Paranaense, em Curitiba. A proposta central do projeto visou o desenvolvimento de ações que valorizassem a boa educação, a delicadeza na convivência e o respeito.

Foram formados pequenos grupos com alguns alunos-representantes que ficaram responsáveis em levar possíveis reflexões e ações de interação e respeito ao próximo dentro de toda a comunidade. Os representantes teriam ainda a função de multiplicar tais discussões, decisões e ideias aos demais.

Dessa forma, os temas e estratégias foram sendo exploradas e repassadas aos professores, colaboradores e alunos. O projeto também buscou trabalhar informações por meio de comunicação visual que favorecesse a participação da família. Envolveu estudo e reflexão sempre objetivando uma melhor convivência tanto acadêmica como social.

Foram realizadas assembleias com as turmas, escola dos representantes de cada sala e divulgação das ações nas redes sociais. Os alunos participaram com entusiasmo do projeto e o resultado gerou um vídeo protagonizado e sugerido por eles com um roteiro que estabelecia ações que gerassem gentilezas.

Após a divulgação, o projeto também repercutiu de forma positiva entre outros colégios pertencentes a Rede Marista. Houve a criação de slogans e frases de impacto acerca do projeto e o material foi divulgado nas dependências da instituição e também fora dela, como na saída da aula para os pais dos alunos.

CATEGORIA 3 - Ensino Superior

1º colocado: Universidade Positivo (Curitiba); projeto Residência Pedagógica

Resumo: O projeto foi desenvolvido pelo curso de Pedagogia da instituição em 2013. Desde o primeiro ano do curso, os alunos são acompanhados pelos professores da universidade, professores e gestores das escolas privadas do Grupo Positivo e das escolas públicas da rede municipal e estadual em parceria com a Secretaria da Educação.

O projeto busca aprimorar a formação acadêmica, unindo a teoria e a prática. Com carga horária ampliada, o objetivo da residência é aprimorar a formação docente entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática.

Os alunos dispõem de um horário quinzenal, de duas horas de atividades, e ocorre em grupos com a supervisão prática de um professor. Inicialmente, foram realizadas três reuniões para a apresentação da proposta e para o esclarecimento de dúvidas. Posteriormente, os professores apresentaram um código de conduta pautado em questões éticas e foram discutidos casos com experiências para os alunos.

Os graduandos foram divididos em quatro grupos, sendo que cada um cumpriu uma jornada semanal de 8 horas, dividida em duas manhãs de quatro horas em educação infantil. A cada 15 dias os alunos permaneciam na universidade para participar da supervisão dirigida.

CATEGORIA 4 - Cursos Livres

Categoria 4

1o lugar: Phil Young’s (Curitiba); projeto Phil Green

Projeto: O projeto foi criado em 2008 na escola de idiomas Phil Young`s com o objetivo de conscientizar as pessoas da necessidade de práticas ambientais sustentáveis e ensinar inglês por meio de atividades concretas em situações reais.

O fundador da escola, Phil Young, participa semanalmente de aulas em Curitiba por meio de vídeo conferência. Em uma de suas participações, o tema foi a sustentabilidade. Um dos alunos argumentou que as pessoas falavam muito sobre os problemas do meio ambiente, mas poucas eram ativas verdadeiramente. Diante do comentário, Phil propôs que a turma fizesse uma lista de sugestões para que a escola se tornasse mais green (verde) e contribuíssem para um mundo mais sustentável.

Além das ideias que surgiram em sala de aula, a escola decidiu fazer um diagnóstico  de práticas ambientais e, a partir daí, traçou um plano de ação com o apoio de um consultor. O Phil Recycling trata da instalação de um sistema completo de separação e reciclagem de lixo nas escolas da rede. Desde então, os professores incorporaram em suas aulas os conceitos de uso do sistema para conscientizar e ensinar os alunos a separarem o lixo.

O Student Vegetable Garden é uma horta comunitária criada para proporcionar aos alunos das turmas do Phil Kids (7 a 11anos) a experiência do plantio e cuidado de verdura e legumes orgânicos. No final do ciclo, os alunos colhem e comem o que plantaram, comemorando com a realização de um evento chamado Festa da Salada.

Confira os três primeiros colocados de cada categoria do Prêmio:

ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL:

1.º lugar - Escola O Pequeno Polegar

Projeto: Territórios de Aprendizagem

2.º lugar - Escola Atuação

Projeto: Diálogo Contínuo, Resultado Positivo

3.º lugar - Escola Bambinata

Projeto: Crescendo e Aprendendo

ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO MÉDIO REGULAR E ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

1.º lugar - Colégio Marista Paranaense

Projeto: Resgatando Gentilezas

2.º lugar - Colégio Vicentino São José

Projeto: Eu no poder

3.º lugar - Escola Atuação

Projeto: Oral Class

ENSINO SUPERIOR

1.º lugar - Universidade Positivo

Projeto: Residência Pedagógica

2.º lugar - Faculdade Opet

Projeto: Metodologias Ativas

3.º lugar - FAE São José dos Pinhais

Projeto: Caminhos

CURSOS LIVRES

1.º lugar - Phil Young’s

Projeto: Phil Green

2.º lugar - Escola Especializada Primavera

Projeto: Jornada pelo Bairro

3.º lugar - Lady e Lord

Projeto: Metodologia de Ensino.

Asimp/Sinepe

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Terezinha de Fátima Andriguetto e Haroldo Andriguetto Junior (O Pequeno Polegar) receberam o prêmio das mãos do  Diretor de Legislação e Normas do Sinepe/PR,  Nilson Izaias Pegorini - - Foto: Cleon Fo
A Diretora Econômico/Financeiro do Sinepe/PR, Rosa Maria C. V. de Barros, entregou o prêmio a Roseana Galastri e Mabel Cymbaluk, representantes do Colégio Marista Paranaense - - Foto: Cleon Fotografia
O Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, entregou o prêmio de 1º lugar na categoria Cursos Livres para Adriana Cristina Barea, do Phil Young&039;s - - Foto: Cleon Fotografias
Foto: Cleon Fotografias

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.