Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao todo, estão sendo ofertadas 25 vagas para Londrina, com inscrições até 14 de agosto; curso é totalmente gratuito e realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com aulas remotas e presenciais

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Londrina está ofertando mais um curso de especialização em sua grade de atividades formativas voltadas para a cidade. Terá início, em breve, a pós-graduação em gerontologia, ciência que estuda e investiga o processo de envelhecimento em diferentes dimensões – biológica, psicológica e social -, levando em conta contextos socioculturais e históricos. As inscrições estão abertas até o dia 14 de agosto, e podem ser efetuadas pelo endereço eletrônico https://ead.uepg.br/site/ .

Todo o curso é ofertado gratuitamente pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), sendo custeado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. Para Londrina, estão sendo disponibilizadas 25 vagas, e o edital completo (nº 128/22) está disponível no site https://ead.uepg.br/site/editais/ps/2062 .

No momento da inscrição, o candidato deve preencher o formulário on-line, enviar corretamente os documentos solicitados e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100. Os pagamentos podem ser feitos até um dia após o encerramento do período de inscrições, ou seja, com limite até 15 de agosto.

Podem cursar a pós-graduação em gerontologia profissionais graduados nas áreas de saúde, ciências sociais, educação e jurídicas. De acordo com a Secretaria Municipal do Idoso, dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontam que a população idosa projetada para Londrina, em 2022, totaliza cerca de 110 mil cidadãos e cidadãs acima de 60 anos.

A coordenadora do polo da UAB em Londrina, Joice Baldassarre, destacou que essa especialização está sendo ofertada de forma inédita na cidade, sendo um curso aguardado pela população. “A pós-graduação em gerontologia é um curso muito bem acolhido e que já queríamos ofertar no polo Londrina. Agora, conseguimos abrir as vagas graças a essa parceria com a UEPG e seu Nutead. Sabemos que Londrina tem muitos idosos, e os cuidados com a saúde, bem-estar e qualidade de vida desse público são muito importantes. Assim, o curso permite que profissionais de diferentes segmentos possam se especializar para trabalhar junto à população idosa, sendo essa uma demanda nacional, regional e municipal”, afirmou.

Com carga horária total de 375 horas, e duração de 18 meses, o curso será desenvolvido com 70% das atividades realizadas à distância e 30% de forma presencial. A maior parte dos conteúdos é disponibilizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), via Plataforma Moodle, software livre que possui uma série de recursos e ferramentas para gerenciar o aprendizado da melhor maneira. O suporte será prestado com apoio de tutoria e material didático escrito.

A parte presencial terá encontros agendados pelos coordenadores e disponibilizados na plataforma virtual. E as avaliações serão realizadas, presencialmente, no polo da UAB Londrina, que é o local de referência e atendimento ao acadêmico. A sede fica localizada no Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta, na rua Rudolf Keilhold, 173, Conjunto Semíramis.

Após a fase de inscrições, o período de aprovação dos candidatos ocorre de 15 a 25 de agosto. A lista com os nomes dos candidatos selecionados será disponibilizada no site do Nutead, até 28 de agosto. A pós-graduação em Gerontologia da UEPG abriu, ao todo, 150 vagas, abrangendo seis cidades. Além de Londrina, há oferta para Astorga, Campo Largo, Guarapuava, Ponta Grossa e Pato Branco, cada ofertando 25 vagas.

A UAB em Londrina é resultado de um convênio firmado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Módulos e temáticas

A pós-graduação em gerontologia será dividida em três módulos principais. O primeiro traz como tópicos a Introdução à EaD; Educação permanente e Gerontologia Educacional; Fundamentos sociológicos e psicológicos do envelhecimento; e Metodologia da pesquisa I. Já no Módulo 2 a abordagem seguirá os temas Cidadania e Políticas Públicas; Educação física, qualidade de vida e envelhecimento; Pedagogia social e animação sociocultural; Odontologia Aplicada à Gerontologia; e Família e assistência social ao idoso.

Por sua vez, o terceiro módulo é composto de abordagens voltadas à Saúde Mental e Cognição no envelhecimento; Epidemiologia e farmacologia no envelhecimento; Nutrição no Envelhecimento e na Velhice; Metodologia da pesquisa II; e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.