Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Londrina está com vagas abertas para o curso de especialização em Libras e especialização para Professores do Ensino Médio de Matemática, ofertados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Os cursos são realizados na modalidade de Educação à Distância (EaD) e integralmente gratuitos. Somados, totalizam 65 vagas disponíveis, sendo 30 para o de Libras e 35 para o de docentes.

Os interessados devem se escrever, também de forma gratuita, até 31 de julho, pelo endereço https://evento.unicentro.br/site/nead-esp/2022/1.

As aulas ocorrem em Ambiente Virtual de Aprendizagem, mas contam com algumas atividades avaliativas presenciais no polo de inscrição. O objetivo é contribuir para a formação de docentes que atuam no Estado.

Todas as informações referentes a estes cursos estão disponíveis para acesso no Edital nº 114/2022  – PROPESP/NUPG/NEAD/UNICENTRO.

Podem participar do processo seletivo alunos devidamente graduados em cursos de graduação ofertados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O segundo critério levado em conta é o maior tempo de atuação na área de educação. O candidato pode inscrever-se em apenas um dos cursos de especialização e em apenas um polo UAB.

O Edital de Homologação das inscrições está previsto para ser publicado no dia 16 de agosto deste ano, e a classificação final deve sair no dia 22 do mesmo mês. Conforme o cronograma, o período de matrículas irá ocorrer de 24 de agosto a 6 de setembro. O resultado final de todo o processo está programado para sair no dia 16 de setembro.

A coordenadora do polo da UAB em Londrina, Joice Baldassarre, disse que a ampliação da oferta de cursos é importante para a cidade, pois permite que mais pessoas tenham acesso a formação educativa em diferentes áreas e níveis. “A especialização em Libras é uma das mais esperadas pelo público de Londrina e será bem especial para nós, bem como o curso para docentes de matemática. Pode ser que tenhamos, em breve, mais vagas para estes dois cursos, já que alguns municípios não conseguem preencher suas vagas e aquelas remanescentes acabam vindo para cá, dada a alta procura”, afirmou.

Baldassare ainda informou que novos cursos serão divulgados nos próximos meses pela UAB Londrina. “Temos muitas novidades sendo preparadas e a caminho, incluindo atividades nas áreas de segurança pública, pedagogia, ciências biológicas, química, gestão do turismo ambiental e gerontologia. Também estamos lutando para trazer para Londrina formação na área de gestão de saúde, entre outras. Temos parceria com sete universidades estaduais, duas federais e uma tecnológica, sendo um privilégio para nós contarmos com esse conjunto de forças. A população precisa ter mais conhecimento sobre estes cursos e a nossa intenção é oferecer ensino gratuito e de qualidade, contribuindo com a educação em Londrina”, completou.

A especialização em Libras está sendo ofertada para dez polos da UAB no Paraná, totalizando 240 vagas. Já a de Matemática chega a seis polos, com 150 vagas disponibilizadas. Além destes cursos, a UAB também está com 150 vagas abertas, em sete polos, para uma especialização em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica. Para essa última, as atividades são voltadas aos polos de Apucarana, Colombo, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Paranavaí e Telêmaco Borba.

A especialização em Libras abrange os polos Bituruna, Campo Largo, Curitiba, Faxinal, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Londrina, Pontal do Paraná, São João do Ivaí e Santo Antônio do Sudoeste. E a para Professores do Ensino Médio de Matemática, as unidades atendidas são as de Campo Largo, Ipiranga, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Ubiratã.

O polo da UAB em Londrina é resultado de um convênio firmado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.