Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL aprovou na quinta-feira (25) a realização das provas da 1ª e 2ª fases do Vestibular 2020 em Curitiba e Cascavel, além de Londrina. A descentralização do concurso tem o objetivo de dar maior visibilidade à universidade nestas regiões que historicamente não têm grande volume de inscritos. O Vestibular 2020 será aplicado em 20 de outubro (1ª fase) e 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase).

Segundo a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), candidatos dos cursos que mantém Provas de Habilidades Específicas deverão ficar atentos a algumas exceções. A prova de habilidade do curso de Música será em 29 de setembro, apenas em Londrina. Nas demais fases os aprovados poderão indicar a cidade que for mais conveniente.

Os vestibulandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais terão obrigatoriamente que fazer a 2ª fase em Londrina porque a prova específica será em 3 de dezembro, último dia do concurso. No entanto, a 1ª Fase poderá ser nas três cidades.

De acordo com a professora, a descentralização é necessária ampliar a oferta de vagas para um contingente maior de candidatos, estratégia já adotada por outras grandes universidades públicas.

Para o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, ofertar o vestibular nas regiões Sul e Oeste do Estado permite que um número maior de paranaenses tenha acesso ao ensino de qualidade, em uma instituição pública. “A mudança também vai dar maior visibilidade para a UEL nestes locais. Não existimos somente para a nossa região, por isso quanto mais chances para atender aos paranaenses, melhor”, disse o reitor.

Novos Cursos

Outra novidade no concurso de 2020 é a inclusão dos novos cursos de Nutrição e Biotecnologia. Agora, a UEL passa a oferecer 53 graduações presenciais e uma pelo sistema EaD. A graduação em Biotecnologia terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente.

O curso será ligado academicamente ao Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas, que já oferta programas de Mestrado e Doutorado. Na 2ª fase do Vestibular as matérias específicas são Biologia, Química e Matemática.

A Nutrição terá carga horária de 3.495 horas, período integral e duração de quatro anos. O curso foi autorizado no ano passado com expectativa de atender inicialmente 40 alunos em sua primeira turma, suprindo a necessidade da região, que não contava com nenhum curso do gênero oferecido pelo sistema público. O curso será ligado academicamente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). As matérias específicas são Biologia, Química e Língua Portuguesa.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.